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poder da lição
aura SENTIMENTAL


A Aura Sentimental é a manifestação viva das emoções profundas, dos vínculos mais intensos e das lembranças que moldam a alma. Ela não pulsa com fúria, nem com glória — ela transborda com memórias, com saudade, com amor, com perda, com tudo aquilo que o mundo tenta esconder atrás de armaduras e feitiços. É uma aura frágil apenas na aparência. Em sua essência, ela é mais resistente que aço, pois é feita daquilo que os deuses não conseguem controlar: o sentimento verdadeiro, tornando essa aura ainda mais poderosa e perigosa em seus limites gerais de poder.
Ao ser ativada, a Aura Sentimental envolve o portador em um brilho suave, fluido, que muda de tom conforme a emoção dominante no coração. Azul suave em tempos de ternura, escarlate vibrante quando o amor está em risco, cinza profundo em momentos de luto, dourado cândido em lembranças felizes, roxo em saudade e amargura. Ela é sensível ao ambiente, aos outros, e especialmente àqueles que guardam vínculos com o portador — amigos, inimigos que já foram próximos, entes queridos ausentes ou até espíritos evocativos do passado. ​Diferente de auras ofensivas, a Aura Sentimental não impõe domínio. Ela comunica, conecta, afeta. É influenciável pelos sentimentos ao redor, pelas palavras ditas e pelas histórias vividas.

desbloqueando a aura
poder inicial


Toda aura, por mais poderosa ou insondável que seja, não se manifesta em sua forma completa imediatamente. As auras, por sua natureza antiga e selvagem, exigem mais do que força ou conhecimento: elas pedem resonância. Esse primeiro estágio é conhecido como o Desbloqueio Inicial — um momento onde o portador entra em sintonia com a essência da aura, acessando uma fração de seu verdadeiro poder. É como ouvir o eco de um trovão ancestral antes que a tempestade se revele causando assim o dano total.
  • Pulso Emotivo
A Aura Sentimental emite uma onda de energia emocional que se expande conforme o estado do coração do portador. Quando ativada, essa habilidade afeta todos ao redor com a emoção dominante sentida no momento — tristeza, compaixão, raiva, alegria ou medo. A tristeza desacelera os inimigos e faz com que hesitem. A raiva incendeia aliados, impulsionando ataques. A compaixão regenera ferimentos leves em quem estiver próximo. A alegria aumenta a moral, dissipando efeitos mentais negativos. O medo perturba a precisão dos adversários.
  • Corrente dos Laços
O portador escolhe um aliado e forma com ele uma conexão profunda e vibrante por meio da aura. Enquanto essa ligação estiver ativa, parte do dano, da dor ou da carga emocional é dividida entre os dois — mas também são divididas as forças. O portador pode transmitir parte de sua resistência, coragem ou até mesmo uma memória, fazendo com que o aliado lembre por que está lutando. Se o aliado cair, a aura reage com intensidade emocional devastadora, gerando uma onda de empatia que pode desestabilizar os inimigos ao redor, de maneira geral, em seus limites.
  • Memória Inquebrável
Ao ver um aliado ser ferido ou um vínculo ameaçado, a aura responde com força instintiva: ela projeta ao redor do portador uma lembrança viva e intensa, que pode ser vista ou sentida por todos próximos. Essa memória pode ser de um momento feliz, de uma perda marcante ou de uma promessa feita — e ao emergir, ela fortalece os aliados e abala os inimigos. Companheiros ganham coragem, imunidade a medo, ou resistem ao desespero. Inimigos podem hesitar, recuar ou até perder brevemente o foco, tocados por algo que não compreendem, mas sentem como verdadeiro.

habilidades gerais
conhecendo a aura


Cada aura não é apenas uma manifestação de energia — ela é uma entidade complexa, viva, composta por camadas de poder, ecos antigos e códigos arcanos que se desdobram conforme o portador evolui. Para canalizar toda a essência de uma aura, é preciso mais do que força ou vontade: é preciso respeito, sintonia e legado. Mediante a essa capacidade, por conta da grandiosidade das Auras, as habilidades gerais podem ser desbloqueadas apenas quando o jogador atingir certos graus de prestígio do personagem.
[PRESTÍGIO I - II] Elo Inquebrável - ​O portador pode escolher uma ou mais pessoas com quem tenha laços reais — não importa se são aliados, família, amantes ou até inimigos que um dia foram importantes. Ao ativar essa habilidade, a aura cria um elo invisível de proteção mútua. Enquanto esse elo existir, se uma das partes for ferida, parte do dano ou dor é absorvido entre todos. Mas mais do que defesa, o elo permite troca de força: alguém cansado pode receber ânimo de outro; alguém em desespero pode ter sua alma reconfortada. Não é uma habilidade para o controle — é para o cuidado. Se o vínculo for rompido por traição ou negação do sentimento, a aura entra em colapso emocional, liberando uma explosão sentimental.

[PRESTÍGIO III - IV] Não Dito - ​A aura sente a dor dos silêncios e pode usá-la como arma. O portador ativa essa habilidade mirando alguém que guarda sentimentos não expressos — seja amor, culpa, ódio ou arrependimento. A aura expõe essa carga não verbalizada dentro do inimigo, e ela se torna peso real: torna-o mais lento, hesitante, frágil emocionalmente. A dor interna transborda como pressão mágica, e a vítima pode entrar em colapso se estiver psicologicamente vulnerável. Contra inimigos frios, a habilidade causa pouco. Mas contra os que fingem ser duros para não sentir, ela se torna devastadora.

[PRESTÍGIO IV - VI] Coração Aberto - ​Durante alguns instantes, o portador abre por completo sua alma para o mundo. Ele se torna vulnerável — suas emoções estão expostas, e qualquer um pode senti-las. Mas essa exposição cria um campo ao redor onde as mentiras não resistem. Magias ilusórias falham, maldições baseadas em engano se desfazem, e até emoções forjadas por feitiços se anulam. Todos ao redor sentem a verdade do portador: seu amor, sua dor, sua vontade. Os aliados se inspiram. Os inimigos se abalam. E se alguém ousar atacar nesse estado, a aura responde com um contra-choque emocional tão violento que pode atordoar ou desestabilizar por turnos. Coração Aberto não é uma defesa. É uma confissão... e um aviso.

[PRESTÍGIO VI - VIII] Além da Vida - ​Se um aliado morrer ou for consumido por um destino trágico, a Aura Sentimental não permite que sua presença desapareça por completo. O portador pode invocar uma manifestação simbólica daquela alma: uma luz, uma sombra, um gesto, uma voz. Essa presença ecoa nas ações dos aliados, concedendo bônus, conselhos ou efeitos mágicos únicos baseados na alma invocada. Pode fortalecer feitiços, guiar uma espada, impedir um erro. Dura apenas alguns turnos e nunca retorna igual. Mas sua existência prova que o vínculo era verdadeiro — e o mundo responde. Essa habilidade é ativada automaticamente diante de perdas significativas... pois o amor, mesmo ferido, sempre deixa um sinal.
​
[PRESTÍGIO IX - X] Ultima Lembrança - ​Se alguém morrer com quem o portador tem um vínculo real, a Aura Sentimental não permite o completo desaparecimento. A conexão deixa rastros, resquícios, perfumes, vozes no vento. Com essa habilidade, o portador pode trazer à presença um reflexo simbólico daquela alma: não um fantasma, mas um fragmento emocional vivo. Ele pode se manifestar como uma luz flutuante que aquece, uma silhueta que caminha ao lado do grupo, ou até como um gesto que ativa um feitiço ou protege um aliado. Em alguns casos, a alma manifesta uma última palavra, uma lembrança necessária, ou até interfere na batalha. A presença é instável e dura apenas alguns turnos — mas enquanto estiver ali, ninguém duvida que o amor continua vivo. E no fim... quando se vai... deixa algo. Uma emoção, uma benção, uma cicatriz — que prova que, mesmo após a morte, ainda há algo que vale a pena sentir.