besta terrena
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Entre as criaturas que habitam as profundezas insondáveis da terra, poucas são tão temidas — e tão pouco compreendidas — quanto Droskar, o Eco Silente. Desprovido de rugido, passo ou respiração audível, ele é uma manifestação viva do silêncio absoluto, moldado não para caçar como um predador comum, mas para apagar a presença do mundo à sua volta. Seu corpo largo, achatado e quase fluido se assemelha a uma fusão entre um tatu rochoso e uma criatura abissal. Sua carapaça é composta de anelamentos minerais lisos e escuros, altamente ressonantes, que vibram em resposta a sons e toques, como se todo o seu corpo fosse um instrumento acústico primitivo. Mas em vez de emitir som, ele o consome, o retorce e o anula. Droskar não caça por fome e sim por vontade.
Droskar não enxerga da forma convencional. Ele lê o mundo pela vibração: o som de uma gota tocando a pedra, o tremor de um passo pesado, o deslocamento do ar num suspiro. Tudo isso é como luz para ele. Por isso, em silêncio absoluto, ele se torna cego — uma ironia cruel. Ele se desloca com fluidez entre paredes e frestas, sua pele deslizando como argila viva, aderindo a tetos cavernosos ou sumindo sob pedregulhos. É paciente. Pode ficar imóvel por horas, esperando que os sons retornem. E quando retornam — uma conversa sussurrada, um canto de proteção, um feitiço conjurado — ele se manifesta, fazendo esse som desaparecer para sempre, tornando sua batalha contra inimigos ainda mais poderosa e assustadora.
características da besta
conhecimento geral
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Droskar, o Eco Silente, é conhecido entre mineradores, cartógrafos subterrâneos e conjuradores de magia sônica como uma das criaturas mais temidas das profundezas. Embora raramente visto, sua presença é sentida com clareza: sempre antecedida por um silêncio absoluto e súbito, onde o som do ambiente desaparece por completo — sem vento, sem goteiras, sem passos. Esse fenômeno, chamado por estudiosos de “Ecos Negativos”, é sinal quase certo de que Droskar está por perto. A criatura não se move como um predador comum. Ela detecta o mundo pelas vibrações, e se aproxima lentamente, sem emitir som, até se fundir com o ambiente ao redor. Sua carapaça mineral absorve impacto e ruído, tornando inúteis estratégias baseadas em som ou percepção auditiva, atingindo seus limites gerais.
Droskar não apenas apaga o som, ele quebra a comunicação. Magias verbais falham dentro de sua zona de silêncio. Alarmes mágicos se tornam inúteis. Chamados de ajuda não atravessam os limites. Isso o torna especialmente mortal para grupos que dependem de coordenação tática, conjuração ou cantos rituais. Apesar disso, ele não ataca sem provocação. Droskar é atraído por desequilíbrios sonoros: feitiços lançados em sequência, marteladas profundas, sinos, gritos — tudo isso pode chamar sua atenção. Alguns estudiosos acreditam que ele não ataca por fome ou instinto, mas para restaurar o “equilíbrio do silêncio” onde a ressonância foi profanada. Criaturas como Droskar são raras, mas sua existência é respeitada. E todos que se aventuram no fundo das cavernas aprendem rápido, não faça barulho.
status |
Domável
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habitat |
Subterrâneo, Montanhas
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altura |
2.0 metros;
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comprimento |
4.7 metros;
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peso |
1.400 kg
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dificuldade |
★★★★★
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poder da besta
zona de silencio
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Droskar não ruge, não rosna, não pisa com força. Seu poder nasce da negação do mundo — e o manifesta de forma absoluta. Quando deseja romper a ordem, ele emite de seu corpo uma pulsação invisível de baixa frequência, um impulso grave que se espalha em anéis concêntricos até atingir o limite do campo de ação. Esse impulso não destrói, não empurra, não queima — ele cancela. O que antes era som — palavras, metal, respiração, magia — simplesmente deixa de existir. A chamada Zona de Silêncio Ressonante é um campo esférico em alguns quadrados, centrado em Droskar, onde nenhum tipo de vibração sonora consegue se formar ou propagar. Diferente de feitiços de silêncio comuns, esta zona não pode ser quebrada com contramagia simples, pois é parte do corpo de Droskar, de maneira geral.
Enquanto o campo está ativo, Droskar torna-se um fantasma letal, atacando pelas costas, emergindo de paredes ou do teto, atingindo rapidamente e voltando à escuridão. Ele se move entre os alvos não para matar com pressa, mas para desestruturar, quebrar o elo entre eles, e deixá-los sozinhos dentro do silêncio sufocante. A vítima de Droskar não morre apenas em combate — ela é separada do mundo antes de cair. Alguns dizem que Droskar não "cria" o silêncio. Ele traz de volta o silêncio original do mundo — aquele que existia antes do som ser inventado. Outros afirmam que o campo de silêncio é o reflexo do seu próprio nascimento, e que dentro dele, não é que você não possa gritar — é que o mundo se recusa a te escutar, atingindo assim os seus limites.
pontos fortes e fracos
CONFRONTANDO A BESTA
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No vasto e selvagem mundo das criaturas, todas as bestas — das mais humildes às mais colossais — carregam em si tanto poder quanto limitação. Nenhuma é invencível, pois cada uma foi moldada pelas forças naturais, mágicas ou divinas que lhes deram origem, e essas mesmas forças impõem um equilíbrio inevitável. Se uma besta domina o fogo, ela pode ser vulnerável ao silêncio ou à ausência de oxigênio. Se carrega uma couraça impenetrável, talvez sua mobilidade seja lenta, ou seus olhos incapazes de enxergar em ambientes de pura luz. Se voa entre as tempestades, talvez não suporte a gravidade das profundezas.
pontoS forteSO maior trunfo de Droskar é seu domínio absoluto sobre o som. Ele não apenas evita ser ouvido — ele apaga a capacidade do mundo de escutá-lo. Sua Zona de Silêncio Ressonante neutraliza estratégias baseadas em coordenação, verbalização mágica, armadilhas sonoras e até comunicação simples entre aliados. Além disso, Droskar é adaptado para ambientes cavernosos, abafados e de difícil movimentação, onde seu corpo se funde ao cenário. Ele detecta vibrações no solo com precisão sobrenatural, tornando impossível se aproximar furtivamente. Sua carapaça mineralizada o torna resistente a impactos físicos e feitiços que dependem de condução sonora, como magias sônicas, gritos mágicos ou invocações baseadas em voz.
PONTOS FRACOSApesar de seu poder devastador, Droskar possui falhas críticas que podem ser exploradas. Sua dependência total da vibração sonora como sentido primário o torna vulnerável a perturbações vibratórias intensas. Além disso, ele é incapaz de detectar seres que se movem de forma levíssima e silenciosa, ou que utilizam magias de invisibilidade puramente visual — na ausência de som, Droskar literalmente “fica cego.” Sua carapaça também não é resistente ao calor extremo, sendo frágil diante de magias de fogo concentrado ou elementos que alterem bruscamente a densidade do ar, quebrando sua harmonia vibracional interna. Isso permite que você aprimore suas chances em luta.
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recompensas da besta
premio de consolação
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No coração do desconhecido, além do medo e do fascínio que as bestas despertam, existe um outro motivo pelo qual tantos ousam enfrentá-las: as recompensas. Cada besta carrega em si algo único, precioso e, muitas vezes, inatingível por qualquer outro meio natural. Seja um fragmento de sua essência, um mineral que só cresce sobre seu dorso, ou uma glândula que destila poder ancestral, as bestas são fontes vivas de relíquias, materiais raros e segredos perdidos. Essas recompensas não são simples espólios de batalha — são partes do mundo que não podem ser encontradas em minas, lojas ou bibliotecas.
placa ressoanteFragmento da carapaça mineral polida da criatura, ainda vibrando em frequência baixa e constante. Quando aplicada a armaduras leves, capas ou escudos, essa placa reduz o som emitido por quem a usa, tornando passos, movimentos e ações discretas quase inaudíveis. Em ambientes fechados ou escuros, anula ruídos involuntários, conferindo bônus em furtividade e tornando o usuário imune a detecção por audição.
nódulo vibratórioGlândula nodular extraída do centro torácico de Droskar, responsável por gerar a Zona de Silêncio. Ao ser estabilizada por alquimistas, ela serve como núcleo para amuletos, bastões ou runas de supressão sonora. Reagente valioso e perigoso: se corrompido, pode apagar sons permanentemente ao redor do usuário. Artífices também utilizam esse material para criar salas de treinamento, câmaras de meditação ou celas anti-magia verbal, diretamente no inimigo.
olho de ecoGema orgânica opaca que substitui o globo ocular de Droskar, fossilizada em ressonância. Quando incrustada em anéis, elmos ou bastões, anula eco e reverberação mágica em zonas delimitadas, tornando áreas intransponíveis para certas magias sonoras, encantamentos por voz ou sensores acústicos. Usado por assassinos silenciosos, monges arcanos ou espiões de alta patente. Também pode ser usado em portais secretos ou para bloquear comunicações.
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