besta terrena
|
|
Há lendas sussurradas entre mineiros antigos e andarilhos dos vales metálicos que falam de um gigante que não respira, não sangra e não morre, mas que vaga pelo mundo como a personificação da fúria mineral. Essa entidade é conhecida como Ferrolith — uma besta que não foi criada por mãos divinas nem forjada por homens, mas gestada no útero magnético da própria terra, onde o calor do trovão e os metais conscientes dormiam juntos sob pressão secular. Ferrolith não possui carne nem alma no sentido tradicional. Seu corpo é formado por placas metálicas vivas, entrelaçadas por forças de atração invisíveis, vibrando constantemente com cargas eletromagnéticas naturais, tornando as coisas mais difíceis aos seus inimigos e facilitando ainda mais as coisas para ele, de forma geral.
Cada movimento seu emite um som grave e contínuo, como o ressoar de uma bigorna sob o oceano. Seu núcleo, alojado em sua cavidade torácica, pulsa com um brilho incandescente azulado — o Coração Vélico, uma esfera de força condensada que parece bater ao ritmo das tempestades mais antigas do mundo. Seus membros são pesados e geometricamente perfeitos, com bordas afiadas como lâminas naturais. As articulações não dobram como as de um animal comum — elas se deslocam em ângulos precisos, com estalos sonoros que fazem os fracos de espírito recuar antes mesmo do primeiro impacto. Ferrolith não caça, não se alimenta, e não dorme. Ele existe. Seu propósito parece ser puramente equilibrador.
características da besta
conhecimento geral
|
Ferrolith não é um ser vivo no sentido convencional. Ele não possui órgãos, sangue ou respiração. É uma criatura composta por metais vivos, unidos não por tendões, mas por campos magnéticos pulsantes e padrões ressonantes de energia arcaica. Seu núcleo, conhecido por estudiosos como o Coração Vélico, é uma esfera de ferro cristalizado envolta por anéis giratórios de energia eletromagnética, que mantêm seu corpo coeso mesmo sob danos extremos. Algumas teorias afirmam que Ferrolith é um dos Sete Avatares do Subsolo, criaturas que surgem quando os alicerces do mundo são violados. Outras correntes místicas dizem que ele é o filho do primeiro raio que atingiu a terra, uma centelha de força pura que, ao cair sobre uma cratera de ferro celeste, deu origem à consciência mineral que o formula.
O mais aceito entre os eruditos da natureza elemental é que Ferrolith se forma lentamente, ao longo de séculos, nas profundezas de minas esquecidas, onde metais raros se fundem com energia residual de magias e trovões. Quando a terra sofre, ele desperta — não para atacar, mas para reconduzir os metais ao silêncio. O corpo de Ferrolith é dividido em placas segmentadas que flutuam levemente entre si, não unidas por contato físico, mas por tensão eletromagnética controlada. Cada movimento seu gera ruídos graves — não metálicos, mas semelhantes a sinos ancestrais ou cânticos subterrâneos. Ferrolith afeta o ambiente ao seu redor mesmo sem agir diretamente. Sua presença distorce campos mágicos, desliga dispositivos tecnológicos, desorienta bússolas e converte relâmpagos.
status |
Não-Domável
|
habitat |
Templos, Montanhas
|
altura |
4.1 metros;
|
comprimento |
5.1 metros;
|
peso |
3.800 kg
|
dificuldade |
★★★★★
|
poder da besta
veu estatico
|
Quando Ferrolith se ergue em silêncio absoluto e as espirais de seu núcleo começam a girar em sentidos opostos, algo no ar muda. O som desaparece. A poeira se ergue. Os céus se fecham. O mundo contém a respiração. E então, a Coroa do Véu Estático se forma. Este é o nome dado ao seu ataque supremo — um pulso eletromagnético ancestral, não criado, mas invocado do próprio campo magnético do planeta. Ferrolith concentra toda a energia do seu corpo no núcleo vélico em seu tórax, que gira como um giroscópio em fúria. Todo equipamento metálico — espadas, escudos, armaduras, adagas, lanças, placas e até moedas — é arrancado de seu portador ou colado instantaneamente ao solo. Itens mágicos com condução metálica são neutralizados temporariamente, o que torna batalhas com itens bem mais complicadas.
O campo magnético formado pela coroa atrai imediatamente relâmpagos da atmosfera (ou cria um artifício similar em regiões secas), canalizando os raios diretamente sobre o corpo de Ferrolith. Ele então redireciona os relâmpagos para alvos metálicos ou fontes de magia ativas, causando danos fulminantes e instabilidade ambiental. Todo artefato mágico com base tecnológica, runas metálicas, ou condução encantada entra em estado inativo por alguns turnos. Autômatos, torres mágicas, bússolas arcanas, disparadores e relíquias tecnomísticas se tornam inertes. Basicamente ao lutar contra essa criatura você pode perder temporariamente itens que sejam de alta tecnologia, se possuir.
pontos fortes e fracos
CONFRONTANDO A BESTA
|
No vasto e selvagem mundo das criaturas, todas as bestas — das mais humildes às mais colossais — carregam em si tanto poder quanto limitação. Nenhuma é invencível, pois cada uma foi moldada pelas forças naturais, mágicas ou divinas que lhes deram origem, e essas mesmas forças impõem um equilíbrio inevitável. Se uma besta domina o fogo, ela pode ser vulnerável ao silêncio ou à ausência de oxigênio. Se carrega uma couraça impenetrável, talvez sua mobilidade seja lenta, ou seus olhos incapazes de enxergar em ambientes de pura luz. Se voa entre as tempestades, talvez não suporte a gravidade das profundezas.
pontoS forteSO maior trunfo de Ferrolith é sua combinação única de invulnerabilidade física e interferência energética. Seu corpo é composto por metais vivos e segmentados, mantidos unidos por um campo magnético autogerado chamado de Núcleo Vélico — uma força gravitacional interna que atua como escudo, condutor e fonte de poder. Armas convencionais, projéteis físicos ou até mesmo feitiços elementares são desviados, dissipados ou absorvidos pelo campo pulsante que o envolve. Além disso, magias baseadas em fogo, raio ou terra tendem a fortalecer sua estrutura, devido à afinidade magnética e condução mineral de seu corpo. A presença de Ferrolith anula tecnologias arcanas, desativa artefatos mecânicos, e torna inúteis estratégias baseadas em metal, runas condutoras ou armaduras pesadas. Ele transforma o próprio campo de batalha em uma zona de negação mágica e metálica.
PONTOS FRACOSApesar de sua aparência invencível, Ferrolith possui falhas profundas — literalmente. Sua estrutura depende do fluxo constante e estável de energia magnética. Quando esse fluxo é alterado, invertido ou sobrecarregado, sua forma começa a se destabilizar. Ferrolith perde mobilidade, sua Coroa do Véu Estático entra em colapso e seus membros começam a se soltar do corpo, como pedaços de armadura quebrada flutuando ao redor do núcleo. Além disso, magias de harmonia natural (aquelas ligadas à madeira, natureza pura ou magia druidista) podem desorientá-lo, pois são completamente opostas à sua frequência vibracional artificial-mineral. Esses pontos tornam Ferrolith uma besta extremamente poderosa em campos de guerra tecnológica ou zonas metálicas, mas vulnerável quando forçado a entrar em ambientes úmidos, naturais ou arcano-isolados.
|
recompensas da besta
premio de consolação
|
No coração do desconhecido, além do medo e do fascínio que as bestas despertam, existe um outro motivo pelo qual tantos ousam enfrentá-las: as recompensas. Cada besta carrega em si algo único, precioso e, muitas vezes, inatingível por qualquer outro meio natural. Seja um fragmento de sua essência, um mineral que só cresce sobre seu dorso, ou uma glândula que destila poder ancestral, as bestas são fontes vivas de relíquias, materiais raros e segredos perdidos. Essas recompensas não são simples espólios de batalha — são partes do mundo que não podem ser encontradas em minas, lojas ou bibliotecas.
nucleo vélicoFragmento altamente instável extraído do coração energético de Ferrolith. Ainda pulsa com cargas eletromagnéticas concentradas, sendo capaz de alimentar forjas arcanas, armamentos tecnomísticos ou dispositivos gravitacionais de alto nível. Em sua forma bruta, é perigoso de manipular, exigindo isolamento mágico. Quando refinado, pode ser usado como bateria central em autômatos, bastões de raio ou catalisadores de manipulação magnética de forma geral.
placa de ferroSegmento metálico orgânico retirado das camadas externas da couraça de Ferrolith. Cada placa mantém um padrão vibracional próprio, tornando-se um material valioso para ferreiros rúnicos e arcanistas.
Quando fundida em armaduras ou escudos, oferece resistência ampliada contra impacto e descarga elétrica, além de interferir em magias de rastreamento e condução. Também utilizada em construções de campos de contenção e como estrutura de escudos mágicos que desviam raios, em seu objetivo. espiral de contundânciaAnel metálico articulado, encontrado nos pontos de junção dos membros de Ferrolith. Ao ser removido, mantém sensibilidade magnética extrema, vibrando em presença de magia ativa ou interferência planar.
Usado na criação de detetores arcanos, bússolas rúnicas, alarmes dimensionais e máscaras sensoras, além de ser requisitado por engenheiros mágicos para projetos de armamento antimagia. Um item discreto, mas fundamental em guerras de precisão energética. |