Midrel
  • PAGINA INICIAL
    • GUIA DO NOVATO
    • CONQUISTAS
    • GALERIA
  • AREA DO JOGADOR
    • CLASSES ✙
      • CLASSES COMUNS ✙
        • [LIVRE] GUERREIROS ✙
          • [I] BÁRBAROS
          • [II] ESPECIALISTAS
          • [III] LORDES
        • [LIVRE] MAGISTAS ✙
          • [I] CONJURADORES
          • [II] ILUSIONISTAS
          • [III] SABIOS
        • [LIVRE] CAVALEIROS ✙
          • [I] SENTINELAS
          • [II] GUARDIÕES
          • [III] PALADINOS
        • [LIVRE] PADRES ✙
          • [I] BISPOS
          • [II] SACERDOTES
          • [III] HIEROFANTES
        • [LIVRE] LADINOS ✙
          • [I] RASTREADORES
          • [II] MOSQUETEIRO
          • [III] PISTOLEIROS
        • [LIVRE] INTENSIFICADOR ✙
          • [I] DUELISTAS
          • [II] ESGRIMISTAS
          • [III] MESTRES
        • [LIVRE] MONGES ✙
          • [I] ESPIRITUALISTAS
          • [II] COMBATENTES
          • [III] ILUMINADOS
        • [LIVRE] ARQUEIROS ✙
          • [I] CAÇADORES
          • [II] VIGILANTES
          • [III] MERCENÁRIOS
        • [LIVRE] HARPISTA ✙
          • [I] BARDOS
          • [II] SUPER-ESTRELAS
          • [III] CELEBRIDADE
        • [LIVRE] LANCEIROS ✙
          • [I] EMPALADORES
          • [II] ARAUTOS
          • [III] COMANDANTES
      • CLASSES LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] CARRASCO
          • [OCUPADA] ARQUIBRUXO
          • [CASH] ONIROMANTE
          • [OCUPADA] DEMIURGO
          • [OCUPADA] INQUISIDOR
          • [OCUPADA] DRACOMANTE
          • [CASH] INVOCADOR
          • [OCUPADA] MECHA
          • [OCUPADA] EXECUTOR
          • [CASH] VIRTUCIDA
        • SEGUNDA LEVA ✙
          • [CASH] ARTIOMANTE
          • [OCUPADA] CARMESIM
          • [OCUPADA] TECELÃO
          • [OCUPADA] ORQUESTRADOR
          • [CASH] CRISTALIZADOR
          • [OCUPADA] TEMPESTARQUIO
          • [CASH] FEERINITA
          • [OCUPADA] LUPINARI
          • [CASH] AURIMAGO
          • [OCUPADA] XAMÃ
    • RAÇAS ✙
      • RAÇAS COMUNS ✙
        • [LIVRE] HUMANOS
        • [LIVRE] ELFICOS
        • [LIVRE] CELESTIAIS
        • [LIVRE] REPTILIANOS
        • [LIVRE] LIRIANOS
        • [LIVRE] COLOSSOS
        • [LIVRE] ANIMALIAS
        • [LIVRE] PEQUENINOS
        • [LIVRE] PREDADORES
        • [LIVRE] ANCESTRAIS
      • RAÇAS LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] LUMINARES
          • [OCUPADA] SOMBRIFICOS
          • [OCUPADA] DESVELADOS
          • [OCUPADA] YOKAIS
          • [OCUPADA] DJINNS
          • [OCUPADA] ARACNOS
          • [OCUPADA] HARROWEDS
          • [OCUPADA] NYXARES
          • [OCUPADA] EIDHARIM
          • [OCUPADA] SIMBIOS
    • EMPREGOS ✙
      • FERREIRO
      • ALFAIATE
      • MINERADOR
      • MERETRIZ
      • TAVERNEIRO
      • CORSÁRIO
      • ALQUIMISTA
      • ARTÍFICE
      • SOLDADO
      • COMERCIANTE
    • FACÇÕES ✙
      • ILLUMINA
      • OVERHAN
      • MURIM
      • NORTHLAND
      • TRUE ORDER
      • REDIESEL
      • DRUMHERT
      • ASCENDENT
      • CARMESIM
      • AURICORUM
    • MAESTRIAS ✙
      • COMBATE ✙
        • MARCIALISTA
        • VIRTUOSO
        • PRESSÁGIO
        • SOMBRIO
        • ESCUDEIRO
        • VELOCISTA
        • PROJETO
        • SOBERANO
        • INSPIRADOR
        • VALQUIRIA
      • MISTICA ✙
        • BRUXARIA
        • COSMOLOGIA
        • RUNOLOGIA
        • TECNOMANCIA
        • NECROMANCIA
        • CORVINATA
        • CLARIVIDENTE
        • TELEPATIA
        • CARTOMANTE
        • ORACULO
      • UTILITÁRIA ✙
        • MONARCA
        • BIBLIOTECARIO
        • BOTICARIO
        • TREVIANO
        • TREINADOR
        • SOBRENATURAL
        • ARQUEOLOGO
        • LORDE
        • ESCULTOR
        • CONTRATANTE
  • SOBRE O MUNDO
    • CRONOLOGIA ✙
      • ANO 0 - ANO 50
      • ANO 50 - ANO 200
      • ANO 200 - ANO 300
      • ANO 300 - ANO 350
      • ANO NEUTRO
      • ANO 450 - ANO 500
    • CONTINENTES ✙
      • VARKITAN
      • AVALORIA
      • RAVENSPIRE
      • NORTHGARD
      • ELGRALIS
      • THORNWALD
    • LOCALIDADES ✙
      • MIDREL
      • AZURE
      • RUKSANTH
      • YRONSPARK
      • CAHAEN
      • HAJFKAR
      • ARTHEMA
      • PATHDASHGAL
      • VERMINIA
      • PANTALON
    • FAMÍLIAS ✙
      • FAMÍLIAS REAIS ✙
        • PENDRAGON
        • GALAHAD
        • LE FAY
        • EINZBERN
        • MORNINGSTAR
        • VORENTHALL
        • VORAAZ
        • KAZEHIRA
        • AZARATH
        • AL'ZAHIR
      • FAMÍLIAS NOBRES
    • GUILDAS ✙
      • CORVOS NEGROS
      • ÁGUAS RASAS
      • OUROBOROS
      • CONGREGAÇÃO
      • ORDEM OBSCURA
      • LIRIOS DOURADOS
      • ROSA NEGRA
      • BAROES DO AÇO
      • JUSTICEIROS
      • ALTA LÂMINA
    • MIDRELOGIA ✙
      • CRIADORES ✙
        • KOSMOS
        • ARKSHAN
        • LUMINTHAR
      • TITÃS ✙
        • SOLGATH
        • ASTRIDORA
        • ELDRALIS
        • MORS
        • MOIRADON
        • EMOTARUS
        • EFERIDON
        • CRONOVAR
        • OBLIVION
        • AEONTHAR
      • PRIMORDIAIS ✙
        • MORDOK
        • IGNARETH
        • VELYNDA
        • KAELOR
        • AURENOX
      • SUPREMOS ✙
        • SOVAS
        • EREBUS
        • TETHYSA
        • ALMATHEA
        • VENUSTIA
        • GAIALITH
        • HEPHATON
        • SKALDOR
        • ELOWEN
        • NOCTELIS
      • DEUSES ✙
        • PANTEÃO AQUARIDA ✙
          • THALOR
          • LORIANA
          • MERLINIUS
          • SELENE
          • FALLAX
          • CERESIA
        • PANTEÃO UMBRAE ✙
          • URIEL
          • IKARON
          • NOTURIA
          • HERALDUS
          • EDOLAS
          • TAL'KESH
        • PANTEÃO AGRESTIA ✙
          • JASMINE
          • ZHANDOU
          • TIANSHEN
          • MINGYUE
          • FANFAN
          • HUOZHI
        • PANTEÃO GLACIARE ✙
          • NJOLFR
          • ISKADRA
          • VETRA
          • KOLDRUN
          • SKJARN
          • FREJAL
        • PANTEÃO FERRANI ✙
          • INCOGNITUS
          • HAJUN
          • MORGHUL
          • EON
          • VALDRIX
          • ZHULIAN
        • PANTEÃO ARENDAR ✙
          • ELYON
          • AL SHEMESH
          • MEESANA
          • ISHVAR
          • AKHSERAN
          • YENNET
        • PANTEÃO AURANTIA ✙
          • VERITAS
          • PRUDENTIA
          • IUSTIA
          • FORTYR
          • ALYNDRA
          • LUCIUS
        • PANTEÃO SYLVANTHAL ✙
          • FALAREN
          • LUNISYL
          • LYRNA
          • ARIONEL
          • FAELOR
          • ELYNDRA
        • PANTEÃO CRUENTHAR ✙
          • VLADIMIR
          • LYSANDRA
          • ALARIC
          • SERAPHYNE
          • ADAMAH
        • PANTEÃO AURENTHAR ✙
          • MIDAS
          • VAHAARUS
          • AGATHA
          • IGNIFANRIUS
          • XOOLANI
      • CAMPEÕES ✙
        • HUMASTAR
        • ALDRIN
        • RAKKO
        • MIRTHAR
        • AUDRAM
        • ZYRAAN
        • DUSTRIA
        • ZERATH
        • LARIONNA
        • MANAN
    • PODERES ✙
      • PODER MÁGICO
      • PODER CINÉTICO
      • PODER ETEREO
      • PODER NOBRE
      • PODER VERDADEIRO
      • PODER DIVINO
      • PODER CÓSMICO
      • PODER PRIMORDIAL
      • PODER ABSOLUTO
      • PODER SOBERANO
      • PODER MULTIVERSAL
    • MUNDOS ALÉM ✙
      • ONMINTHAR
      • NETHEREON
      • AUROREA
      • ELYSIUM
      • ASHKON
      • AERIDIA
      • THULGAROTH
      • ECHOTERRA
      • LYTHERIUM
      • VYRMATHYS
  • BESTIÁRIO
    • HALL DAS BESTAS
    • LIVRO DAS BESTAS ✙
      • BESTAS TERRENAS ✙
        • URSAGRIUS
        • CEVAGRON
        • FERROLITH
        • HALKAAL
        • OSSARION
        • GRULKAR
        • VIRELITH
        • DROSKAR
        • VELKHAR
        • TARGOSS
      • BESTAS ETÉREAS ✙
        • ISZAREL
        • LIRAETH
        • NUZHAR
        • VHALTEIR
        • ERISTH
        • TALMARUN
        • KELZANETH
        • ARIETH
        • AUVHAR
        • THIRZAEL
      • BESTAS TRANSMUTADAS ✙
        • VARKAL
        • NAELYN
        • ERYNDOR
        • SKARETH
        • DRAKZHAR
        • MOLGRATH
        • TZQUARET
        • UMBRELION
        • ZHULVAR
        • FENGHUANG
      • BESTAS TITÂNICAS ✙
        • GORAK
        • THARON
        • VHARRA
        • SKURN
        • MELKA
        • ORDAK
        • LOTH
        • HALEK
        • URAL
        • FLIRK
      • BESTAS DIVINA ✙
        • SERATHOR
        • MYZRAEL
        • ENNURAK
        • THAYMUN
        • VOLKARA
        • DARALNUM
        • VELCHIOR
        • IZRAZH
        • KAELUS
        • OPHIUCHUS
    • BAHAMUTS ✙
      • TERRORBLADE
      • ABYSSARA
      • VALTHERION
      • SERADYN
      • NYRRHAGAL
      • ELYZHAAR
      • VORTHENARK
      • ZEPHORIEL
      • KAERTHYS
      • THARNOZ
    • ESPÍRITOS ELEMENTAIS ✙
      • IFRIT
      • GRAALN
      • UNDRALIS
      • SYLPHARION
      • RAAVA
    • DRAGÕES ANCESTRAIS ✙
      • SLYRAK
      • VAMPOS
      • ARIAN
      • KELOR
      • KILGHARRAH
      • GALMYR
    • SERES DEMONÍACOS ✙
      • BAAL
      • MAMMON
      • SITRI
      • ASMODEUS
      • BEELZEBUTH
      • VASSAGO
      • BELPHEGOR
    • SERES ANGELICAIS ✙
      • METRATON
      • ZADKIEL
      • HANIEL
      • SAMAEL
      • RAPHAEL
      • JOPHIEL
      • GABRIEL
  • TEMPORADA CINCO
  • EXPEDIÇÕES
    • HALL DA AVENTURA
    • MAPEAMENTO
    • JORNAL REAL
    • ALTAR PERENE
    • MARINHA IMPERIAL
  • LOJA DE MIDREL
    • PACOTES
    • LOOTBOX
    • RUNAS ✙
      • RUNAS COMUNS
      • RUNAS INCOMUNS
      • RUNAS MISTICAS
    • AURAS ✙
      • AURAS PRIMORDIAIS ✙
        • AURA ARCANA
        • AURA VERDADEIRA
        • AURA SILENCIOSA
        • AURA ORIGINAL
        • AURA MEMORIAL
        • AURA CAÓTICA
        • AURA PERPETUOSA
        • AURA FRAGMENTADA
        • AURA EXPONENCIAL
        • AURA WAKFU
      • AURAS DO DOMÍNIO ✙
        • AURA GUERRILHEIRA
        • AURA DECRETADA
        • AURA CORTANTE
        • AURA DOMINANTE
        • AURA DIVINAL
        • AURA DIABÓLICA
        • AURA TEMPORAL
        • AURA EVOLUTIVA
        • AURA NULA
        • AURA INOMINÁVEL
      • AURAS DE INFLUÊNCIA ✙
        • AURA MUTÁVEL
        • AURA ESQUECIDA
        • AURA IMPERIAL
        • AURA DESPERTA
        • AURA SENTIMENTAL
        • AURA PECAMINOSA
        • AURA ARRUINADA
        • AURA SOLENE
        • AURA IMORTAL
        • AURA RUKH
    • HABILIDADES ✙
      • HABILIDADES COMUNS
      • HABILIDADES INCOMUNS
      • HABILIDADES MISTICAS
      • HABILIDADES PROIBIDAS
      • HABILIDADES DIVINAS
    • LEGADOS ✙
      • LEGADOS ANCESTRAIS ✙
        • AURELION
        • JEANNE
        • SALAZAR
        • LEONHARDT
        • ARADIA
        • KALDRIN
        • ALETHEION
        • ARMONIEL
        • DRAKMIR
        • SIDDHARTHA
      • LEGADOS CONQUISTADOS ✙
        • KALTESAR
        • RAVEL
        • GRIGORI
        • LEVIAR
        • ADAMETH
        • HAVAEL
        • LIRNETH
        • ANOKHAEL
        • THURAK
        • ZAHIRMAR
      • LEGADOS REVELADOS ✙
        • AETHURION
        • VALENSHAR
        • NARMEKHET
        • NOSTYRYEL
        • GILGAMARTH
        • NIMRAKTH
        • QAYIN
        • EAGHNAR
        • DORVAHR
        • YRONMAK
    • MISCÊLANEAS ✙
      • COMUM
      • INCOMUM
      • MISTICA
    • UTILITÁRIOS ✙
      • MINÉRIOS
      • PEDRAS PRECIOSAS
      • POÇÕES
  • EMPÓRIO ARCÂNICO
    • APRIMORAMENTOS
    • PERSONALIZAÇÃO
    • RECURSOS NARRATIVOS
    • MODIFICADORES
    • COSMÉTICOS
  • MERCADO NEGRO
    • HALL DO MERCADO
    • MELHORIAS
    • RITUAIS
    • CONSUMÍVEIS
    • ARTEFATOS

​deus do ENIGMA
incognitus

Antes que as palavras tomassem forma e os deuses pudessem ser nomeados, existia apenas o Vazio, e dele surgiram os Primevos. Dentre eles, havia um cuja essência jamais foi totalmente compreendida, pois sua existência não era feita de matéria, nem de energia, nem de tempo: era feita de dúvida. Seu nome não era conhecido nem mesmo entre os de sua espécie. Ele era chamado apenas por aquilo que representava — Incognitus, o Deus do Enigma. ​Incognitus não caminhava pelos planos como os outros deuses. Ele sussurrava nos limites da compreensão, na margem do que pode ser sabido. Era o senhor dos mistérios não resolvidos, dos labirintos sem fim.
Seu templo jamais foi construído em pedra, pois aparece apenas para os que duvidam do mundo à sua volta. Seus seguidores não o veem com olhos, mas o sentem quando a verdade escapa por entre os dedos. Diz-se que quando os três Grandes Criadores — Virs, Atlas e Millenium — forjaram o Multiverso e estabeleceram a ordem das dimensões, Incognitus recusou-se a participar. Ele contemplou o nascimento da Vigilância Astral Tridimensional e sussurrou uma pergunta ao ouvido de Millenium: “O que vigia aquele que vigia os mundos?”. Desde então, Millenium passou a meditar sobre as falhas.

​conhecendo a divindade
falsa identidade

Dizem que nenhum mortal — nem mesmo as entidades mais elevadas da Criação — jamais viu o verdadeiro rosto de Incognitus. Sua forma muda constantemente, desafiando a lógica da carne ou da energia. Contudo, em suas manifestações mais marcantes, ele se revela como uma figura envolta em um manto de trevas mutantes, com um único traço constante: uma cabeça em forma de pirâmide, liso e sem feições, feito de um material que não reflete a luz nem projeta sombra. ​Esse triângulo, símbolo ancestral do mistério, da trindade oculta e da unidade fragmentada, serve não apenas como um ícone, mas como uma negação absoluta da identidade de tudo que existe.
Nele, há olhos e expressão — pois Incognitus deseja ser compreendido, e pressentido. Aqueles que tentam decifrar o que há por trás do triângulo caem em espirais de delírio, perdendo os próprios traços de si mesmos como se fossem borrados de dentro para fora. O triângulo não é uma máscara — ele é o rosto. Um rosto que jamais muda, porque nunca foi real. Em alguns relatos antigos, escritos por civilizações que hoje não existem mais, há menções ao "Triângulo que observa os Observadores", uma presença sentida apenas em momentos de grande revelação ou colapso mental. Em Midrel, estudiosos da Torre Velada acreditam que o triângulo representa os três estados do saber: o que se sabe, o que se ignora, e o que jamais poderá ser compreendido — sendo Incognitus o ponto que os une e os dissolve. ​É a partir desse tripé que Incognitus reina. A cabeça triangular serve como espelho para os que o encaram — mas reflete apenas aquilo que falta neles: suas dúvidas, seus medos, suas falhas de compreensão. Não é incomum que aqueles que cruzam seu caminho passem a ouvir ecos de suas próprias vozes dentro da forma triangular, como se suas mentes estivessem sendo decifradas em tempo real. Alguns chamam o triângulo de A Boca Silenciosa, pois dele já saíram palavras capazes de reescrever leis da física, e, ao mesmo tempo, dele também emergiu o silêncio que calou mundos. Outros o tratam como O Olho Fechado, pois em sua geometria reside a vigilância que não julga, apenas observa — e observa tudo.

​​limites da criação
perguntas sem fim

As perguntas de Incognitus não são apenas palavras. Elas são entidades sutis, como larvas que se enterram no pensamento e crescem com o tempo, alimentando-se de certezas até que tudo o que resta seja o espaço entre as verdades. Cada uma carrega um eco antigo, uma batida do coração de um universo que jamais quis ser compreendido. Elas não têm fim porque não nasceram para serem respondidas — nasceram para se multiplicar. Os mortais que cruzam com essas perguntas — mesmo de forma passageira — jamais permanecem os mesmos. Às vezes, uma única pergunta basta para desmontar séculos de convicção, destruir impérios de fé, ou acender uma revolução filosófica silenciosa dentro de um único eremita.
Mas há também aqueles que enlouquecem, não por medo, mas por entender demais — ou pior: por quase entender. Dizem que nos salões esquecidos de Aetherdomus, a biblioteca suspensa no vazio entre planos, há uma sala onde centenas de milhares de perguntas pairam no ar como poeira luminosa. Cada uma delas veio de Incognitus. Nenhuma possui resposta. Monges anônimos passam a eternidade andando por entre elas, murmurando possibilidades, testando conceitos, enlouquecendo com a ilusão de proximidade. Pois quanto mais se avança em direção à resposta, mais o Enigma se expande. Há uma última categoria — mencionada apenas em murmúrios pelos Teólogos do Vácuo: As Perguntas Semente. Essas são lançadas no início de uma era, plantadas no coração de um povo, e florescem como ideias, culturas ou movimentos inteiros. Uma civilização inteira pode ter nascido apenas para tentar responder uma única dessas perguntas. E, no entanto, Incognitus jamais cobra uma resposta. Porque responder é prender, limitar, fincar estacas no solo de algo que nasceu para voar. Para ele, a pergunta é arte, é poder, é permanência. Ela é a prova de que o universo ainda pulsa com mistério. E assim ele continua, caminhando entre os véus da ignorância e da iluminação, deixando atrás de si rastros de interrogações. ​

​Passos finais
multiplas identidades

Incognitus, o Deus do Enigma, não possui uma única forma, nem uma única vontade, e muito menos uma única identidade. Ele é, por essência, a negação do uno. Sua existência fragmenta-se em incontáveis versões de si mesmo, cada uma refletida em um espelho distorcido do Multiverso. Essas manifestações são conhecidas como As Máscaras de Incognitus, e cada uma carrega verdades parciais, mentiras encantadas, e perguntas que se recusam a morrer. Cada Máscara possui uma identidade própria — uma personalidade que oscila entre o real e o ilusório. Elas não são avatares no sentido comum, mas fragmentações conscientes, aspectos que decidiram agir autonomamente para confundir, guiar, corromper ou despertar os seres com quem cruzam. Algumas acreditam ser Incognitus por completo. Outras sabem que são apenas reflexos. E há aquelas que negam a existência de Incognitus... e, no entanto, são ele.
Uma Máscara pode surgir como um profeta de rua, vestindo trapos e gritando paradoxos em mercados esquecidos. Outra pode habitar os sonhos de um governante, disfarçada como uma criança que só faz perguntas. Outras ainda tomam a forma de animais, sombras, tempestades, livros que se escrevem sozinhos, ou apenas sensações persistentes de que algo está errado — mesmo quando tudo parece certo. Cada uma dessas identidades é legítima e ilegítima ao mesmo tempo. Incognitus é a soma de todas elas e, ao mesmo tempo, nenhuma delas. Entre os estudiosos da Torre de Tzélin, há quem diga que Incognitus assume múltiplas formas simultaneamente para sobreviver à própria natureza. Pois conhecer-se por inteiro significaria resolver-se — e o Enigma resolvido é o Enigma morto. Ao dividir-se, ele perpetua-se. Ao confundir, ele se protege. Ao ser muitos, ele escapa do destino de ser compreendido. ​Diz-se que cada vez que alguém tenta definir Incognitus, nasce uma nova máscara. Toda tentativa de categorizá-lo o fragmenta mais — não como um defeito, mas como um reflexo perfeito de sua natureza. Ele é múltiplo porque o conhecimento é múltiplo. Porque a verdade não tem rosto fixo. E porque a dúvida veste mil nomes. ​O triângulo em sua cabeça permanece o mesmo em todas as formas, mas nunca aponta para o mesmo significado. Às vezes, é o selo de silêncio. Em outras, é a chave. Em raras ocasiões, é a última visão antes do esquecimento.