Midrel
  • PAGINA INICIAL
    • GUIA DO NOVATO
    • CONQUISTAS
    • GALERIA
  • AREA DO JOGADOR
    • CLASSES ✙
      • CLASSES COMUNS ✙
        • [LIVRE] GUERREIROS ✙
          • [I] BÁRBAROS
          • [II] ESPECIALISTAS
          • [III] LORDES
        • [LIVRE] MAGISTAS ✙
          • [I] CONJURADORES
          • [II] ILUSIONISTAS
          • [III] SABIOS
        • [LIVRE] CAVALEIROS ✙
          • [I] SENTINELAS
          • [II] GUARDIÕES
          • [III] PALADINOS
        • [LIVRE] PADRES ✙
          • [I] BISPOS
          • [II] SACERDOTES
          • [III] HIEROFANTES
        • [LIVRE] LADINOS ✙
          • [I] RASTREADORES
          • [II] MOSQUETEIRO
          • [III] PISTOLEIROS
        • [LIVRE] INTENSIFICADOR ✙
          • [I] DUELISTAS
          • [II] ESGRIMISTAS
          • [III] MESTRES
        • [LIVRE] MONGES ✙
          • [I] ESPIRITUALISTAS
          • [II] COMBATENTES
          • [III] ILUMINADOS
        • [LIVRE] ARQUEIROS ✙
          • [I] CAÇADORES
          • [II] VIGILANTES
          • [III] MERCENÁRIOS
        • [LIVRE] HARPISTA ✙
          • [I] BARDOS
          • [II] SUPER-ESTRELAS
          • [III] CELEBRIDADE
        • [LIVRE] LANCEIROS ✙
          • [I] EMPALADORES
          • [II] ARAUTOS
          • [III] COMANDANTES
      • CLASSES LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] CARRASCO
          • [OCUPADA] ARQUIBRUXO
          • [CASH] ONIROMANTE
          • [OCUPADA] DEMIURGO
          • [OCUPADA] INQUISIDOR
          • [OCUPADA] DRACOMANTE
          • [CASH] INVOCADOR
          • [OCUPADA] MECHA
          • [OCUPADA] EXECUTOR
          • [CASH] VIRTUCIDA
        • SEGUNDA LEVA ✙
          • [CASH] ARTIOMANTE
          • [OCUPADA] CARMESIM
          • [OCUPADA] TECELÃO
          • [OCUPADA] ORQUESTRADOR
          • [CASH] CRISTALIZADOR
          • [OCUPADA] TEMPESTARQUIO
          • [CASH] FEERINITA
          • [OCUPADA] LUPINARI
          • [CASH] AURIMAGO
          • [OCUPADA] XAMÃ
    • RAÇAS ✙
      • RAÇAS COMUNS ✙
        • [LIVRE] HUMANOS
        • [LIVRE] ELFICOS
        • [LIVRE] CELESTIAIS
        • [LIVRE] REPTILIANOS
        • [LIVRE] LIRIANOS
        • [LIVRE] COLOSSOS
        • [LIVRE] ANIMALIAS
        • [LIVRE] PEQUENINOS
        • [LIVRE] PREDADORES
        • [LIVRE] ANCESTRAIS
      • RAÇAS LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] LUMINARES
          • [OCUPADA] SOMBRIFICOS
          • [OCUPADA] DESVELADOS
          • [OCUPADA] YOKAIS
          • [OCUPADA] DJINNS
          • [OCUPADA] ARACNOS
          • [OCUPADA] HARROWEDS
          • [OCUPADA] NYXARES
          • [OCUPADA] EIDHARIM
          • [OCUPADA] SIMBIOS
    • EMPREGOS ✙
      • FERREIRO
      • ALFAIATE
      • MINERADOR
      • MERETRIZ
      • TAVERNEIRO
      • CORSÁRIO
      • ALQUIMISTA
      • ARTÍFICE
      • SOLDADO
      • COMERCIANTE
    • FACÇÕES ✙
      • ILLUMINA
      • OVERHAN
      • MURIM
      • NORTHLAND
      • TRUE ORDER
      • REDIESEL
      • DRUMHERT
      • ASCENDENT
      • CARMESIM
      • AURICORUM
    • MAESTRIAS ✙
      • COMBATE ✙
        • MARCIALISTA
        • VIRTUOSO
        • PRESSÁGIO
        • SOMBRIO
        • ESCUDEIRO
        • VELOCISTA
        • PROJETO
        • SOBERANO
        • INSPIRADOR
        • VALQUIRIA
      • MISTICA ✙
        • BRUXARIA
        • COSMOLOGIA
        • RUNOLOGIA
        • TECNOMANCIA
        • NECROMANCIA
        • CORVINATA
        • CLARIVIDENTE
        • TELEPATIA
        • CARTOMANTE
        • ORACULO
      • UTILITÁRIA ✙
        • MONARCA
        • BIBLIOTECARIO
        • BOTICARIO
        • TREVIANO
        • TREINADOR
        • SOBRENATURAL
        • ARQUEOLOGO
        • LORDE
        • ESCULTOR
        • CONTRATANTE
  • SOBRE O MUNDO
    • CRONOLOGIA ✙
      • ANO 0 - ANO 50
      • ANO 50 - ANO 200
      • ANO 200 - ANO 300
      • ANO 300 - ANO 350
      • ANO NEUTRO
      • ANO 450 - ANO 500
    • CONTINENTES ✙
      • VARKITAN
      • AVALORIA
      • RAVENSPIRE
      • NORTHGARD
      • ELGRALIS
      • THORNWALD
    • LOCALIDADES ✙
      • MIDREL
      • AZURE
      • RUKSANTH
      • YRONSPARK
      • CAHAEN
      • HAJFKAR
      • ARTHEMA
      • PATHDASHGAL
      • VERMINIA
      • PANTALON
    • FAMÍLIAS ✙
      • FAMÍLIAS REAIS ✙
        • PENDRAGON
        • GALAHAD
        • LE FAY
        • EINZBERN
        • MORNINGSTAR
        • VORENTHALL
        • VORAAZ
        • KAZEHIRA
        • AZARATH
        • AL'ZAHIR
      • FAMÍLIAS NOBRES
    • GUILDAS ✙
      • CORVOS NEGROS
      • ÁGUAS RASAS
      • OUROBOROS
      • CONGREGAÇÃO
      • ORDEM OBSCURA
      • LIRIOS DOURADOS
      • ROSA NEGRA
      • BAROES DO AÇO
      • JUSTICEIROS
      • ALTA LÂMINA
    • MIDRELOGIA ✙
      • CRIADORES ✙
        • KOSMOS
        • ARKSHAN
        • LUMINTHAR
      • TITÃS ✙
        • SOLGATH
        • ASTRIDORA
        • ELDRALIS
        • MORS
        • MOIRADON
        • EMOTARUS
        • EFERIDON
        • CRONOVAR
        • OBLIVION
        • AEONTHAR
      • PRIMORDIAIS ✙
        • MORDOK
        • IGNARETH
        • VELYNDA
        • KAELOR
        • AURENOX
      • SUPREMOS ✙
        • SOVAS
        • EREBUS
        • TETHYSA
        • ALMATHEA
        • VENUSTIA
        • GAIALITH
        • HEPHATON
        • SKALDOR
        • ELOWEN
        • NOCTELIS
      • DEUSES ✙
        • PANTEÃO AQUARIDA ✙
          • THALOR
          • LORIANA
          • MERLINIUS
          • SELENE
          • FALLAX
          • CERESIA
        • PANTEÃO UMBRAE ✙
          • URIEL
          • IKARON
          • NOTURIA
          • HERALDUS
          • EDOLAS
          • TAL'KESH
        • PANTEÃO AGRESTIA ✙
          • JASMINE
          • ZHANDOU
          • TIANSHEN
          • MINGYUE
          • FANFAN
          • HUOZHI
        • PANTEÃO GLACIARE ✙
          • NJOLFR
          • ISKADRA
          • VETRA
          • KOLDRUN
          • SKJARN
          • FREJAL
        • PANTEÃO FERRANI ✙
          • INCOGNITUS
          • HAJUN
          • MORGHUL
          • EON
          • VALDRIX
          • ZHULIAN
        • PANTEÃO ARENDAR ✙
          • ELYON
          • AL SHEMESH
          • MEESANA
          • ISHVAR
          • AKHSERAN
          • YENNET
        • PANTEÃO AURANTIA ✙
          • VERITAS
          • PRUDENTIA
          • IUSTIA
          • FORTYR
          • ALYNDRA
          • LUCIUS
        • PANTEÃO SYLVANTHAL ✙
          • FALAREN
          • LUNISYL
          • LYRNA
          • ARIONEL
          • FAELOR
          • ELYNDRA
        • PANTEÃO CRUENTHAR ✙
          • VLADIMIR
          • LYSANDRA
          • ALARIC
          • SERAPHYNE
          • ADAMAH
        • PANTEÃO AURENTHAR ✙
          • MIDAS
          • VAHAARUS
          • AGATHA
          • IGNIFANRIUS
          • XOOLANI
      • CAMPEÕES ✙
        • HUMASTAR
        • ALDRIN
        • RAKKO
        • MIRTHAR
        • AUDRAM
        • ZYRAAN
        • DUSTRIA
        • ZERATH
        • LARIONNA
        • MANAN
    • PODERES ✙
      • PODER MÁGICO
      • PODER CINÉTICO
      • PODER ETEREO
      • PODER NOBRE
      • PODER VERDADEIRO
      • PODER DIVINO
      • PODER CÓSMICO
      • PODER PRIMORDIAL
      • PODER ABSOLUTO
      • PODER SOBERANO
      • PODER MULTIVERSAL
    • MUNDOS ALÉM ✙
      • ONMINTHAR
      • NETHEREON
      • AUROREA
      • ELYSIUM
      • ASHKON
      • AERIDIA
      • THULGAROTH
      • ECHOTERRA
      • LYTHERIUM
      • VYRMATHYS
  • BESTIÁRIO
    • HALL DAS BESTAS
    • LIVRO DAS BESTAS ✙
      • BESTAS TERRENAS ✙
        • URSAGRIUS
        • CEVAGRON
        • FERROLITH
        • HALKAAL
        • OSSARION
        • GRULKAR
        • VIRELITH
        • DROSKAR
        • VELKHAR
        • TARGOSS
      • BESTAS ETÉREAS ✙
        • ISZAREL
        • LIRAETH
        • NUZHAR
        • VHALTEIR
        • ERISTH
        • TALMARUN
        • KELZANETH
        • ARIETH
        • AUVHAR
        • THIRZAEL
      • BESTAS TRANSMUTADAS ✙
        • VARKAL
        • NAELYN
        • ERYNDOR
        • SKARETH
        • DRAKZHAR
        • MOLGRATH
        • TZQUARET
        • UMBRELION
        • ZHULVAR
        • FENGHUANG
      • BESTAS TITÂNICAS ✙
        • GORAK
        • THARON
        • VHARRA
        • SKURN
        • MELKA
        • ORDAK
        • LOTH
        • HALEK
        • URAL
        • FLIRK
      • BESTAS DIVINA ✙
        • SERATHOR
        • MYZRAEL
        • ENNURAK
        • THAYMUN
        • VOLKARA
        • DARALNUM
        • VELCHIOR
        • IZRAZH
        • KAELUS
        • OPHIUCHUS
    • BAHAMUTS ✙
      • TERRORBLADE
      • ABYSSARA
      • VALTHERION
      • SERADYN
      • NYRRHAGAL
      • ELYZHAAR
      • VORTHENARK
      • ZEPHORIEL
      • KAERTHYS
      • THARNOZ
    • ESPÍRITOS ELEMENTAIS ✙
      • IFRIT
      • GRAALN
      • UNDRALIS
      • SYLPHARION
      • RAAVA
    • DRAGÕES ANCESTRAIS ✙
      • SLYRAK
      • VAMPOS
      • ARIAN
      • KELOR
      • KILGHARRAH
      • GALMYR
    • SERES DEMONÍACOS ✙
      • BAAL
      • MAMMON
      • SITRI
      • ASMODEUS
      • BEELZEBUTH
      • VASSAGO
      • BELPHEGOR
    • SERES ANGELICAIS ✙
      • METRATON
      • ZADKIEL
      • HANIEL
      • SAMAEL
      • RAPHAEL
      • JOPHIEL
      • GABRIEL
  • TEMPORADA CINCO
  • EXPEDIÇÕES
    • HALL DA AVENTURA
    • MAPEAMENTO
    • JORNAL REAL
    • ALTAR PERENE
    • MARINHA IMPERIAL
  • LOJA DE MIDREL
    • PACOTES
    • LOOTBOX
    • RUNAS ✙
      • RUNAS COMUNS
      • RUNAS INCOMUNS
      • RUNAS MISTICAS
    • AURAS ✙
      • AURAS PRIMORDIAIS ✙
        • AURA ARCANA
        • AURA VERDADEIRA
        • AURA SILENCIOSA
        • AURA ORIGINAL
        • AURA MEMORIAL
        • AURA CAÓTICA
        • AURA PERPETUOSA
        • AURA FRAGMENTADA
        • AURA EXPONENCIAL
        • AURA WAKFU
      • AURAS DO DOMÍNIO ✙
        • AURA GUERRILHEIRA
        • AURA DECRETADA
        • AURA CORTANTE
        • AURA DOMINANTE
        • AURA DIVINAL
        • AURA DIABÓLICA
        • AURA TEMPORAL
        • AURA EVOLUTIVA
        • AURA NULA
        • AURA INOMINÁVEL
      • AURAS DE INFLUÊNCIA ✙
        • AURA MUTÁVEL
        • AURA ESQUECIDA
        • AURA IMPERIAL
        • AURA DESPERTA
        • AURA SENTIMENTAL
        • AURA PECAMINOSA
        • AURA ARRUINADA
        • AURA SOLENE
        • AURA IMORTAL
        • AURA RUKH
    • HABILIDADES ✙
      • HABILIDADES COMUNS
      • HABILIDADES INCOMUNS
      • HABILIDADES MISTICAS
      • HABILIDADES PROIBIDAS
      • HABILIDADES DIVINAS
    • LEGADOS ✙
      • LEGADOS ANCESTRAIS ✙
        • AURELION
        • JEANNE
        • SALAZAR
        • LEONHARDT
        • ARADIA
        • KALDRIN
        • ALETHEION
        • ARMONIEL
        • DRAKMIR
        • SIDDHARTHA
      • LEGADOS CONQUISTADOS ✙
        • KALTESAR
        • RAVEL
        • GRIGORI
        • LEVIAR
        • ADAMETH
        • HAVAEL
        • LIRNETH
        • ANOKHAEL
        • THURAK
        • ZAHIRMAR
      • LEGADOS REVELADOS ✙
        • AETHURION
        • VALENSHAR
        • NARMEKHET
        • NOSTYRYEL
        • GILGAMARTH
        • NIMRAKTH
        • QAYIN
        • EAGHNAR
        • DORVAHR
        • YRONMAK
    • MISCÊLANEAS ✙
      • COMUM
      • INCOMUM
      • MISTICA
    • UTILITÁRIOS ✙
      • MINÉRIOS
      • PEDRAS PRECIOSAS
      • POÇÕES
  • EMPÓRIO ARCÂNICO
    • APRIMORAMENTOS
    • PERSONALIZAÇÃO
    • RECURSOS NARRATIVOS
    • MODIFICADORES
    • COSMÉTICOS
  • MERCADO NEGRO
    • HALL DO MERCADO
    • MELHORIAS
    • RITUAIS
    • CONSUMÍVEIS
    • ARTEFATOS

​deus das tempestades
iskadra

Iskadra é a personificação absoluta do caos e do movimento no panteão gélido de Cahaen, o Deus das Tempestades, cuja essência não conhece repouso ou limites. Ele é o sopro cortante que percorre as planícies desoladas, a força brutal que arranca árvores pelas raízes, que apaga trilhas e engole montanhas sob avalanches furiosas. Enquanto Njolfr representa a solidez e a permanência do gelo, Iskadra é o seu oposto: o ímpeto irrefreável que tudo desorganiza, que nunca cessa e nunca se dobra. ​A figura de Iskadra é descrita de muitas formas, pois ele é mutável como o próprio vento que o encarna. Para os marinheiros do norte, ele surge como uma serpente alada.
Para os pastores das planícies congeladas, Iskadra é um lobo invisível que corre entre as nevascas, soprando rajadas tão afiadas que podem cortar a pele com a mesma facilidade que o aço. Nas montanhas, é conhecido apenas como o Uivo das Pedras, o som que anuncia a chegada daquilo que não pode ser enfrentado, apenas suportado. Iskadra não protege, não responde a preces e não estabelece pactos. Ele não ouve e não fala; apenas se move, se enfurece e se desfaz em novas correntes de vento e gelo. Sua presença não é negociável: é uma certeza que os povos de Cahaen aceitam como parte do próprio mundo, da mesma forma que aceitam a noite, a fome e a morte.

​conhecendo a divindade
mestre da tempestade

Iskadra não é apenas o deus das tempestades em Cahaen; ele é o próprio Mestre da Tempestade, o artífice supremo do caos atmosférico, aquele que modela o vento e a fúria com a destreza de um escultor esculpindo sua obra-prima em gelo e ar. Onde outros deuses comandam aspectos fixos ou forças previsíveis, Iskadra é o senhor daquilo que não se prende a forma alguma, daquilo que escapa, se desfaz e se reconstrói com violência a cada instante. Como Mestre da Tempestade, ele não apenas convoca as nevascas: ele orquestra a dança selvagem das correntes de ar, das rajadas cortantes e das explosões de gelo em suspensão. Sua tempestade não é um acidente natural, mas uma expressão estética e consciente de sua vontade — um espetáculo grandioso e terrível, onde cada redemoinho, cada estalo de trovão e cada agulha de gelo lançada pelo vento.
Aqueles que contemplam uma tempestade de Iskadra não a descrevem como um fenômeno, mas como uma presença que domina completamente os sentidos e a paisagem, obliterando a linha entre o mundo físico e o espiritual. Seu domínio absoluto sobre o céu e o vento faz com que até os mais veteranos navegadores e caçadores saibam que não se pode prever, resistir ou dominar a tempestade — apenas reconhecer a majestade de quem a comanda. Entre os povos de Cahaen, Mestre da Tempestade é um título pronunciado com reverência e temor. Invocar Iskadra sob essa designação é reconhecer sua supremacia sobre todas as forças em movimento, admitir que não há criatura, homem ou deus que possa desviar o curso de uma fúria que foi deliberadamente liberada. Não é uma força cega, mas uma vontade lúcida que elege o momento e o lugar para desabar com toda sua potência. Os xamãs e sacerdotes que buscam se aproximar de Iskadra não o fazem suplicando piedade, pois sabem que ele não oferece clemência. Eles se submetem à tempestade como se entrassem em uma forja divina, onde o frio e o vento arrancam as partes frágeis da alma, até que reste apenas aquilo que é suficientemente resistente para sobreviver ao seu olhar invisível.

​​limites da criação
descendente do caido

Iskadra, o Mestre da Tempestade, carrega nas veias a herança primordial do trovão e da fúria, pois é descendente direto de Thor, o deus das tempestades e dos trovões das antigas eras. De acordo com as lendas mais ocultas de Cahaen, antes mesmo da formação dos Seis Gelos Eternos, Thor, o Martelo Celeste, cruzou as fronteiras do mundo conhecido, enfrentando o frio absoluto que já se insinuava nos confins do norte, onde o gelo não conhecia degelo e o céu permanecia perpetuamente cinzento. Diz-se que, durante uma de suas jornadas, Thor enfrentou e venceu uma entidade antiga e gélida que ameaçava expandir o inverno para todos os reinos, mas não sem deixar parte de sua própria essência misturada com as forças incontroláveis.
Dessa união improvável entre o calor do trovão e a frieza do gelo primordial nasceu Iskadra, forjado não como um filho no sentido mortal, mas como um herdeiro espiritual e cósmico, uma extensão das forças violentas que moldam o mundo e o céu. Assim, Iskadra não herdou de Thor apenas o poder do trovão, mas o caráter tempestuoso, a indomabilidade e a vocação para o caos. Se Thor personificava o estrondo que rompe os céus, Iskadra é a corrente contínua que destrói e reconstrói, que sopra através das montanhas como um legado inquebrantável do poder ancestral. Diferente do pai, que empunhava o martelo como instrumento de guerra e justiça, Iskadra abandonou o uso de ferramentas, preferindo ser ele mesmo a arma, o redemoinho, a lâmina invisível de vento e gelo que corta, fere e apaga. Os antigos xamãs de Cahaen ensinam que o sangue de Thor ainda pulsa, de forma rarefeita e fria, no coração etéreo de Iskadra, e que é por isso que, mesmo em meio à tempestade mais furiosa, às vezes se pode ouvir, perdido entre os uivos do vento, um estalo seco e profundo — não o trovão que Thor outrora comandava, mas um eco longínquo da força que lhe deu origem. ​Ser descendente de Thor não faz de Iskadra um ser mais humano, ou mais compassivo; ao contrário, reforça nele a natureza inexorável e inevitável da tempestade divina.

​Passos finais
filho bastardo

Iskadra, o Mestre da Tempestade, não é apenas um deus entre os Seis Gelos Eternos — ele é filho bastardo de Sovas, o Pai dos Deuses Supremos, a fonte primordial de toda divindade, o primeiro sopro criador e a consciência que moldou os alicerces cósmicos de Cahaen e dos mundos além. Nascido do próprio espírito indomável de Sovas, Iskadra representa uma das manifestações mais intensas e perigosas da vontade criadora: a força que não conhece limites, que se lança ao mundo para despedaçar e renovar. De acordo com as lendas mais antigas, Sovas, ao contemplar a vastidão do caos e da matéria informe, viu que a eternidade não poderia repousar apenas na estabilidade, mas que precisaria também do movimento, do ciclo de destruição e transformação que impede que a criação apodreça sob o peso.
Assim, ao erguer as montanhas, ao derramar os mares e ao congelar o norte sob a presença imobilizadora de Njolfr, Sovas insuflou uma outra parte de si no mundo: um sopro impetuoso e livre, um fragmento de sua essência que jamais aceitaria repouso ou contenção. Dessa partícula do espírito divino, envolta pelos ventos primordiais e pela frieza dos confins do mundo, nasceu Iskadra, filho direto de Sovas, forjado para ser a tempestade consciente que sopra entre os pilares do mundo. Sua natureza não é apenas caótica; é necessária, pois sem ele as criações de Sovas permaneceriam imóveis e inflexíveis, como Njolfr desejaria. Iskadra, então, foi moldado como o equilíbrio impiedoso, a certeza de que tudo o que Sovas fez pode, deve e será transformado. Mas diferentemente de outros deuses filhos de Sovas, Iskadra não carrega em si o fardo do governo ou da administração dos ciclos da vida e da morte; ele não cuida dos mortais, não impõe ordem, não responde a orações. Ele é a vontade bruta e imediata do Pai Supremo, aquela que se manifesta como vento que fere, neve que cega, gelo que rompe. Em sua presença, não há negociações, não há pactos: há apenas a lembrança do poder original de Sovas, que cria sem pedir permissão e desfaz sem oferecer explicações.