Midrel
  • PAGINA INICIAL
    • GUIA DO NOVATO
    • CONQUISTAS
    • GALERIA
  • AREA DO JOGADOR
    • CLASSES ✙
      • CLASSES COMUNS ✙
        • [LIVRE] GUERREIROS ✙
          • [I] BÁRBAROS
          • [II] ESPECIALISTAS
          • [III] LORDES
        • [LIVRE] MAGISTAS ✙
          • [I] CONJURADORES
          • [II] ILUSIONISTAS
          • [III] SABIOS
        • [LIVRE] CAVALEIROS ✙
          • [I] SENTINELAS
          • [II] GUARDIÕES
          • [III] PALADINOS
        • [LIVRE] PADRES ✙
          • [I] BISPOS
          • [II] SACERDOTES
          • [III] HIEROFANTES
        • [LIVRE] LADINOS ✙
          • [I] RASTREADORES
          • [II] MOSQUETEIRO
          • [III] PISTOLEIROS
        • [LIVRE] INTENSIFICADOR ✙
          • [I] DUELISTAS
          • [II] ESGRIMISTAS
          • [III] MESTRES
        • [LIVRE] MONGES ✙
          • [I] ESPIRITUALISTAS
          • [II] COMBATENTES
          • [III] ILUMINADOS
        • [LIVRE] ARQUEIROS ✙
          • [I] CAÇADORES
          • [II] VIGILANTES
          • [III] MERCENÁRIOS
        • [LIVRE] HARPISTA ✙
          • [I] BARDOS
          • [II] SUPER-ESTRELAS
          • [III] CELEBRIDADE
        • [LIVRE] LANCEIROS ✙
          • [I] EMPALADORES
          • [II] ARAUTOS
          • [III] COMANDANTES
      • CLASSES LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [CASH] CARRASCO
          • [CASH] ARQUIBRUXO
          • [CASH] ONIROMANTE
          • [CASH] DEMIURGO
          • [CASH] INQUISIDOR
          • [CASH] DRACOMANTE
          • [CASH] INVOCADOR
          • [CASH] MECHA
          • [CASH] EXECUTOR
          • [CASH] VIRTUCIDA
        • SEGUNDA LEVA ✙
          • [CASH] ARTIOMANTE
          • [CASH] CARMESIM
          • [CASH] TECELÃO
          • [CASH] ORQUESTRADOR
          • [CASH] CRISTALIZADOR
          • [CASH] TEMPESTARQUIO
          • [CASH] FEERINITA
          • [CASH] LUPINARI
          • [CASH] AURIMAGO
          • [CASH] XAMÃ
    • RAÇAS ✙
      • RAÇAS COMUNS ✙
        • [LIVRE] HUMANOS
        • [LIVRE] ELFICOS
        • [LIVRE] CELESTIAIS
        • [LIVRE] REPTILIANOS
        • [LIVRE] LIRIANOS
        • [LIVRE] COLOSSOS
        • [LIVRE] ANIMALIAS
        • [LIVRE] PEQUENINOS
        • [LIVRE] PREDADORES
        • [LIVRE] ANCESTRAIS
      • RAÇAS LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [CASH] LUMINARES
          • [CASH] SOMBRIFICOS
          • [CASH] DESVELADOS
          • [CASH] YOKAIS
          • [CASH] DJINNS
          • [CASH] ARACNOS
          • [CASH] HARROWEDS
          • [CASH] NYXARES
          • [CASH] VELZAHARINS
          • [CASH] SIMBIOS
    • EMPREGOS ✙
      • FERREIRO
      • ALFAIATE
      • MINERADOR
      • MERETRIZ
      • TAVERNEIRO
      • CORSÁRIO
      • ALQUIMISTA
      • ARTÍFICE
      • SOLDADO
      • COMERCIANTE
    • FACÇÕES ✙
      • ILLUMINA
      • OVERHAN
      • MURIM
      • NORTHLAND
      • TRUE ORDER
      • REDIESEL
      • DRUMHERT
      • ASCENDENT
      • CARMESIM
      • AURICORUM
    • MAESTRIAS ✙
      • COMBATE ✙
        • MARCIALISTA
        • VIRTUOSO
        • PRESSÁGIO
        • SOMBRIO
        • ESCUDEIRO
        • VELOCISTA
        • PROJETO
        • SOBERANO
        • INSPIRADOR
        • VALQUIRIA
      • MISTICA ✙
        • BRUXARIA
        • COSMOLOGIA
        • RUNOLOGIA
        • TECNOMANCIA
        • NECROMANCIA
        • CORVINATA
        • CLARIVIDENTE
        • TELEPATIA
        • CARTOMANTE
        • ORACULO
      • UTILITÁRIA ✙
        • MONARCA
        • BIBLIOTECARIO
        • BOTICARIO
        • TREVIANO
        • TREINADOR
        • SOBRENATURAL
        • ARQUEOLOGO
        • LORDE
        • ESCULTOR
        • CONTRATANTE
  • SOBRE O MUNDO
    • CRONOLOGIA ✙
      • ANO 0 - ANO 50
      • ANO 50 - ANO 200
      • ANO 200 - ANO 300
      • ANO 300 - ANO 350
      • ANO NEUTRO
      • ANO 450 - ANO 500
    • CONTINENTES ✙
      • VARKITAN
      • AVALORIA
      • RAVENSPIRE
      • NORTHGARD
      • ELGRALIS
      • THORNWALD
    • LOCALIDADES ✙
      • MIDREL
      • YRONSPARK
      • AZURE
      • RUKSANTH
      • CAHAEN
      • HAJFKAR
      • ARTHEMA
      • PATHDASHGAL
      • VERMINIA
      • PANTALON
    • FAMÍLIAS ✙
      • FAMÍLIAS REAIS ✙
        • PENDRAGON
        • GALAHAD
        • LE FAY
        • EINZBERN
        • MORNINGSTAR
        • VELARYON
        • VORAAZ
        • KAZEHIRA
        • AZARATH
        • AL'ZAHIR
      • FAMÍLIAS NOBRES
    • GUILDAS ✙
      • CORVOS NEGROS
      • ÁGUAS RASAS
      • OUROBOROS
      • CONGREGAÇÃO
      • ORDEM OBSCURA
      • LIRIOS DOURADOS
      • ROSA NEGRA
      • BAROES DO AÇO
      • JUSTICEIROS
      • ALTA LÂMINA
    • DIVINDADES ✙
      • CRIADORES ✙
        • KOSMOS
        • ARKSHAN
        • LUMINTHAR
      • TITÃS ✙
        • SOLGATH
        • ASTRIDORA
        • ELDRALIS
        • MORS
        • MOIRADON
        • EMOTARUS
        • EFERIDON
        • CRONOVAR
        • OBLIVION
        • AEONTHAR
      • PRIMORDIAIS ✙
        • MORDOK
        • IGNARETH
        • VELYNDA
        • KAELOR
        • AURENOX
      • SUPREMOS ✙
        • SOVAS
        • EREBUS
        • TETHYSA
        • ALMATHEA
        • VENUSTIA
        • GAIALITH
        • HEPHATON
        • SKALDOR
        • ELOWEN
        • NOCTELIS
      • DEUSES ✙
        • PANTEÃO AQUARIDA ✙
          • THALOR
          • LORIANA
          • MERLINIUS
          • SELENE
          • FALLAX
          • CERESIA
        • PANTEÃO UMBRAE ✙
          • URIEL
          • IKARON
          • NOTURIA
          • HERALDUS
          • EDOLAS
          • VALDRIX
        • PANTEÃO AGRESTIA ✙
          • JASMINE
          • ZHANDOU
          • TIANSHEN
          • MINGYUE
          • FANFAN
          • HUOZHI
        • PANTEÃO GLACIARE ✙
          • ASTHERA
          • ROKNIR
          • LUMINORA
          • MORANA
          • CETUS
          • NUBIUS
        • PANTEÃO FERRANI ✙
          • HEMOTHIR
          • VORAKUL
          • MORGHUL
          • NYXIA
          • TAL'KESH
          • ZYRTUL
        • PANTEÃO ARENDAR ✙
          • ELYON
          • AL SHEMESH
          • MEESANA
          • ISHVAR
          • AKHSERAN
          • YENNET
        • PANTEÃO AURANTIA ✙
          • VERITAS
          • PRUDENTIA
          • IUSTIA
          • FORTYR
          • ALYNDRA
          • LUCIUS
        • PANTEÃO SYLVANTHAL ✙
          • FALAREN
          • LUNISYL
          • LYRNA
          • ARIONEL
          • FAELOR
          • ELYNDRA
        • PANTEÃO CRUENTHAR ✙
          • VLADIMIR
          • LYSANDRA
          • ALARIC
          • SERAPHYNE
          • ADAMAH
        • PANTEÃO AURENTHAR ✙
          • MIDAS
          • VAHAARUS
          • AGATHA
          • IGNIFANRIUS
          • XOOLANI
      • CAMPEÕES ✙
        • HUMASTAR
        • ALDRIN
        • RAKKO
        • MIRTHAR
        • AUDRAM
        • ZYRAAN
        • DUSTRIA
        • ZERATH
        • LARIONNA
        • MANAN
    • PODERES ✙
      • PODER MÁGICO
      • PODER CINÉTICO
      • PODER ETEREO
      • PODER NOBRE
      • PODER VERDADEIRO
      • PODER DIVINO
      • PODER CÓSMICO
      • PODER PRIMORDIAL
      • PODER ABSOLUTO
      • PODER SOBERANO
      • PODER MULTIVERSAL
    • MUNDOS ALÉM ✙
      • ONMINTHAR
      • NETHEREON
      • AUROREA
      • ELYSIUM
      • ASHKON
      • AERIDIA
      • THULGAROTH
      • ECHOTERRA
      • LYTHERIUM
      • VYRMATHYS
  • BESTIÁRIO
    • HALL DAS BESTAS
    • LIVRO DAS BESTAS ✙
      • BESTAS TERRENAS ✙
        • URSAGRIUS
        • CEVAGRON
        • FERROLITH
        • HALKAAL
        • OSSARION
        • GRULKAR
        • VIRELITH
        • DROSKAR
        • VELKHAR
        • TARGOSS
      • BESTAS ETÉREAS
      • BESTAS TRANSMUTADAS
      • BESTAS TITÂNICAS
      • BESTAS DIVINA
  • TEMPORADA CINCO
  • EXPEDIÇÕES
    • HALL DA AVENTURA
    • MAPEAMENTO
    • JORNAL REAL
    • ALTAR PERENE
    • MARINHA IMPERIAL
  • LOJA DE MIDREL
    • PACOTES
    • LOOTBOX
    • RUNAS
    • AURAS ✙
      • AURAS PRIMORDIAIS ✙
        • AURA ARCANA
        • AURA VERDADEIRA
        • AURA SILENCIOSA
        • AURA ORIGINAL
        • AURA MEMORIAL
        • AURA CAÓTICA
        • AURA PERPETUOSA
        • AURA FRAGMENTADA
        • AURA EXPONENCIAL
        • AURA WAKFU
      • AURAS DO DOMÍNIO ✙
        • AURA GUERRILHEIRA
        • AURA DECRETADA
        • AURA CORTANTE
        • AURA DOMINANTE
        • AURA DIVINAL
        • AURA DIABÓLICA
        • AURA TEMPORAL
        • AURA EVOLUTIVA
        • AURA NULA
        • AURA INOMINÁVEL
      • AURAS DE INFLUÊNCIA ✙
        • AURA MUTÁVEL
        • AURA ESQUECIDA
        • AURA IMPERIAL
        • AURA DESPERTA
        • AURA SENTIMENTAL
        • AURA PECAMINOSA
        • AURA ARRUINADA
        • AURA SOLENE
        • AURA IMORTAL
        • AURA RUKH
    • HABILIDADES
    • MISCÊLANEAS ✙
      • COMUM
      • INCOMUM
      • MISTICA
    • UTILITÁRIOS ✙
      • MINÉRIOS
      • PEDRAS PRECIOSAS
      • POÇÕES
  • MERCADO NEGRO
    • HALL DO MERCADO
    • MELHORIAS
    • RITUAIS
    • CONSUMÍVEIS
    • ARTEFATOS

​deusa da sombra
MORANA

Morana é uma divindade do gelo sombrio e gélido que desempenha um papel significativo na mitologia de Cahaen. Ela é conhecida por ser irmã de Elarion, a deusa do gelo, e juntas elas governam sobre as forças gélidas da natureza. No entanto, enquanto Elarion representa aspectos mais benignos do frio e do gelo, como a beleza das geleiras e a magia do Gelo Verdadeiro, Morana personifica os aspectos sombrios e cruéis desses elementos. Morana é frequentemente associada a lendas e mitos sobre invernos rigorosos, tempestades de neve devastadoras e regiões congeladas e desoladas. Ela é vista como a guardiã das terras congeladas e das criaturas sombrias.
Sua influência é sentida nas noites mais escuras e frias, quando as tempestades de neve assolam as terras e os ventos cortantes cortam o ar. Ela também é conhecida por ter o poder de trazer pragas de gelo e morte para aqueles que a desafiam ou a desrespeitam. Morana é uma figura divina complexa que representa os aspectos mais sombrios e perigosos do gelo e do frio, contrastando com sua irmã Elarion, que personifica a beleza e a majestade desses elementos naturais. Ela é uma deusa que inspira tanto temor quanto respeito em culturas e histórias onde sua presença é reverenciada ou temida, dependendo daquele que está diante do seu caminho, divindade ou não.

​conhecendo a divindade
irmandade furiosa

Há muito tempo, nas terras geladas de um mundo antigo, reinavam duas poderosas divindades: Elarion, a deusa do gelo e da beleza gélida, e Morana, a deusa do gelo sombrio e do inverno implacável. Elas eram conhecidas como as Irmãs do Inverno, e juntas governavam as terras cobertas de neve e gelo. Por muitos séculos, as duas divindades compartilharam a responsabilidade de manter o equilíbrio entre os aspectos luminosos e sombrios do inverno. Elarion trazia a magia das belas auroras boreais e das paisagens gélidas que encantavam os mortais, enquanto Morana mantinha o frio rigoroso e os ventos cortantes que podiam ser mortais. No entanto, a harmonia entre as irmãs começou a se desfazer quando Elarion, encantada com a adoração e o amor dos mortais por sua beleza gélida, começou a se afastar de Morana. Ela desejava ser a única divindade venerada durante o inverno, sentindo-se ameaçada pela sombra da irmã.
Com o tempo, a traição de Elarion se tornou evidente. Ela começou a enfraquecer Morana, minando seu poder e levando os mortais a esquecerem o gelo sombrio e as noites frias. Elarion provocou invernos mais suaves e agradáveis, enquanto Morana se enfraquecia cada vez mais. A discórdia entre as irmãs do inverno logo levou a uma batalha celestial nas terras congeladas. As forças de Elarion eram impressionantes, mas Morana estava determinada a proteger seu domínio sobre o gelo sombrio. A luta continuou por dias, enquanto as terras geladas tremiam sob o confronto divino. No fim, foi uma revelação surpreendente que pôs fim à batalha. Os mortais, que dependiam das Irmãs do Inverno para sobreviver, começaram a clamar por misericórdia e por fim ambas se dividiram deixando seus territórios divididos para que nenhuma das duas retomasse a antiga guerra.

​​limites da criação
DIVISAO DE TERRITORIOS

O território dividido entre Morana, a deusa do gelo sombrio, e Elarion, a deusa do gelo e da beleza gélida, reflete a dualidade do inverno e suas facetas contrastantes. Cada uma dessas deusas governa uma parte das terras geladas, mantendo o equilíbrio entre os aspectos sombrios e luminosos da estação mais fria. Morana reina sobre as terras mais selvagens e inóspitas, onde o gelo é escuro e profundo, e as noites são longas e frias. Seu território é marcado por vastas florestas congeladas, montanhas imponentes e cavernas sombrias. Nessas regiões, o frio é intenso e muitas vezes severo, testando a resistência e a coragem dos que ousam explorá-las.
Por outro lado, Elarion governa sobre terras mais acessíveis e pitorescas, onde o gelo é brilhante e as cores das auroras boreais iluminam o céu noturno. Seu domínio é caracterizado por paisagens deslumbrantes, com lagos congelados que refletem as luzes do norte e colinas cobertas de neve. Aqui, o inverno pode ser mais suave, mas igualmente impressionante, atraindo viajantes em busca de sua beleza. Essas duas áreas distintas, embora diferentes em aparência e características, são igualmente essenciais para manter o equilíbrio. Morana, com seu gelo sombrio, representa a parte mais desafiadora e crua do inverno, lembrando os mortais da força da natureza e da necessidade de respeitá-la. Elarion, com sua beleza gélida, traz a esperança e a admiração que o inverno pode oferecer, lembrando que mesmo nas adversidades há encanto e poesia.

​Passos finais
guerra invernal

A Guerra Invernal, que ocorre dentro de Cahaen, é uma batalha perene e épica entre as duas poderosas divindades do gelo, Morana e Elarion. Essa guerra é mais uma luta de princípios do que uma verdadeira batalha com exércitos e estratégias militares. Morana, a deusa do gelo sombrio, representa o aspecto mais cruel e impiedoso do inverno. Ela é a personificação da frieza que pode transformar a terra em um reino desolado e implacável. Sua influência traz nevascas intensas, ventos cortantes e escuridão profunda. Elarion, por outro lado, personifica a beleza e a majestade do inverno. Sua presença traz a luminosidade das auroras boreais, a paz das noites estreladas e a serenidade.
A guerra entre essas duas divindades acontece em forma de uma constante mudança de clima e condições climáticas dentro de Cahaen. Quando Morana ganha a vantagem, seu território é coberto por uma escuridão ainda mais profunda, com ventos cortantes e frio extremo. Mas Elarion não desiste facilmente e contra-ataca, trazendo a beleza das auroras e a suavidade do inverno. Essa guerra eterna reflete o ciclo natural do inverno, com suas fases de frieza e beleza. Os mortais que habitam Cahaen são afetados por essa luta divina, tendo que se adaptar constantemente às mudanças climáticas e às condições desafiadoras. Eles aprendem a apreciar tanto a beleza quanto a severidade do inverno, sabendo que cada aspecto é importante.