Midrel
  • PAGINA INICIAL
    • GUIA DO NOVATO
    • CONQUISTAS
    • GALERIA
  • AREA DO JOGADOR
    • CLASSES ✙
      • CLASSES COMUNS ✙
        • [LIVRE] GUERREIROS ✙
          • [I] BÁRBAROS
          • [II] ESPECIALISTAS
          • [III] LORDES
        • [LIVRE] MAGISTAS ✙
          • [I] CONJURADORES
          • [II] ILUSIONISTAS
          • [III] SABIOS
        • [LIVRE] CAVALEIROS ✙
          • [I] SENTINELAS
          • [II] GUARDIÕES
          • [III] PALADINOS
        • [LIVRE] PADRES ✙
          • [I] BISPOS
          • [II] SACERDOTES
          • [III] HIEROFANTES
        • [LIVRE] LADINOS ✙
          • [I] RASTREADORES
          • [II] MOSQUETEIRO
          • [III] PISTOLEIROS
        • [LIVRE] INTENSIFICADOR ✙
          • [I] DUELISTAS
          • [II] ESGRIMISTAS
          • [III] MESTRES
        • [LIVRE] MONGES ✙
          • [I] ESPIRITUALISTAS
          • [II] COMBATENTES
          • [III] ILUMINADOS
        • [LIVRE] ARQUEIROS ✙
          • [I] CAÇADORES
          • [II] VIGILANTES
          • [III] MERCENÁRIOS
        • [LIVRE] HARPISTA ✙
          • [I] BARDOS
          • [II] SUPER-ESTRELAS
          • [III] CELEBRIDADE
        • [LIVRE] LANCEIROS ✙
          • [I] EMPALADORES
          • [II] ARAUTOS
          • [III] COMANDANTES
      • CLASSES LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] CARRASCO
          • [OCUPADA] ARQUIBRUXO
          • [CASH] ONIROMANTE
          • [OCUPADA] DEMIURGO
          • [OCUPADA] INQUISIDOR
          • [OCUPADA] DRACOMANTE
          • [CASH] INVOCADOR
          • [OCUPADA] MECHA
          • [OCUPADA] EXECUTOR
          • [CASH] VIRTUCIDA
        • SEGUNDA LEVA ✙
          • [CASH] ARTIOMANTE
          • [OCUPADA] CARMESIM
          • [OCUPADA] TECELÃO
          • [OCUPADA] ORQUESTRADOR
          • [CASH] CRISTALIZADOR
          • [OCUPADA] TEMPESTARQUIO
          • [CASH] FEERINITA
          • [OCUPADA] LUPINARI
          • [CASH] AURIMAGO
          • [OCUPADA] XAMÃ
    • RAÇAS ✙
      • RAÇAS COMUNS ✙
        • [LIVRE] HUMANOS
        • [LIVRE] ELFICOS
        • [LIVRE] CELESTIAIS
        • [LIVRE] REPTILIANOS
        • [LIVRE] LIRIANOS
        • [LIVRE] COLOSSOS
        • [LIVRE] ANIMALIAS
        • [LIVRE] PEQUENINOS
        • [LIVRE] PREDADORES
        • [LIVRE] ANCESTRAIS
      • RAÇAS LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] LUMINARES
          • [OCUPADA] SOMBRIFICOS
          • [OCUPADA] DESVELADOS
          • [OCUPADA] YOKAIS
          • [OCUPADA] DJINNS
          • [OCUPADA] ARACNOS
          • [OCUPADA] HARROWEDS
          • [OCUPADA] NYXARES
          • [OCUPADA] EIDHARIM
          • [OCUPADA] SIMBIOS
    • EMPREGOS ✙
      • FERREIRO
      • ALFAIATE
      • MINERADOR
      • MERETRIZ
      • TAVERNEIRO
      • CORSÁRIO
      • ALQUIMISTA
      • ARTÍFICE
      • SOLDADO
      • COMERCIANTE
    • FACÇÕES ✙
      • ILLUMINA
      • OVERHAN
      • MURIM
      • NORTHLAND
      • TRUE ORDER
      • REDIESEL
      • DRUMHERT
      • ASCENDENT
      • CARMESIM
      • AURICORUM
    • MAESTRIAS ✙
      • COMBATE ✙
        • MARCIALISTA
        • VIRTUOSO
        • PRESSÁGIO
        • SOMBRIO
        • ESCUDEIRO
        • VELOCISTA
        • PROJETO
        • SOBERANO
        • INSPIRADOR
        • VALQUIRIA
      • MISTICA ✙
        • BRUXARIA
        • COSMOLOGIA
        • RUNOLOGIA
        • TECNOMANCIA
        • NECROMANCIA
        • CORVINATA
        • CLARIVIDENTE
        • TELEPATIA
        • CARTOMANTE
        • ORACULO
      • UTILITÁRIA ✙
        • MONARCA
        • BIBLIOTECARIO
        • BOTICARIO
        • TREVIANO
        • TREINADOR
        • SOBRENATURAL
        • ARQUEOLOGO
        • LORDE
        • ESCULTOR
        • CONTRATANTE
  • SOBRE O MUNDO
    • CRONOLOGIA ✙
      • ANO 0 - ANO 50
      • ANO 50 - ANO 200
      • ANO 200 - ANO 300
      • ANO 300 - ANO 350
      • ANO NEUTRO
      • ANO 450 - ANO 500
    • CONTINENTES ✙
      • VARKITAN
      • AVALORIA
      • RAVENSPIRE
      • NORTHGARD
      • ELGRALIS
      • THORNWALD
    • LOCALIDADES ✙
      • MIDREL
      • AZURE
      • RUKSANTH
      • YRONSPARK
      • CAHAEN
      • HAJFKAR
      • ARTHEMA
      • PATHDASHGAL
      • VERMINIA
      • PANTALON
    • FAMÍLIAS ✙
      • FAMÍLIAS REAIS ✙
        • PENDRAGON
        • GALAHAD
        • LE FAY
        • EINZBERN
        • MORNINGSTAR
        • VORENTHALL
        • VORAAZ
        • KAZEHIRA
        • AZARATH
        • AL'ZAHIR
      • FAMÍLIAS NOBRES
    • GUILDAS ✙
      • CORVOS NEGROS
      • ÁGUAS RASAS
      • OUROBOROS
      • CONGREGAÇÃO
      • ORDEM OBSCURA
      • LIRIOS DOURADOS
      • ROSA NEGRA
      • BAROES DO AÇO
      • JUSTICEIROS
      • ALTA LÂMINA
    • MIDRELOGIA ✙
      • CRIADORES ✙
        • KOSMOS
        • ARKSHAN
        • LUMINTHAR
      • TITÃS ✙
        • SOLGATH
        • ASTRIDORA
        • ELDRALIS
        • MORS
        • MOIRADON
        • EMOTARUS
        • EFERIDON
        • CRONOVAR
        • OBLIVION
        • AEONTHAR
      • PRIMORDIAIS ✙
        • MORDOK
        • IGNARETH
        • VELYNDA
        • KAELOR
        • AURENOX
      • SUPREMOS ✙
        • SOVAS
        • EREBUS
        • TETHYSA
        • ALMATHEA
        • VENUSTIA
        • GAIALITH
        • HEPHATON
        • SKALDOR
        • ELOWEN
        • NOCTELIS
      • DEUSES ✙
        • PANTEÃO AQUARIDA ✙
          • THALOR
          • LORIANA
          • MERLINIUS
          • SELENE
          • FALLAX
          • CERESIA
        • PANTEÃO UMBRAE ✙
          • URIEL
          • IKARON
          • NOTURIA
          • HERALDUS
          • EDOLAS
          • TAL'KESH
        • PANTEÃO AGRESTIA ✙
          • JASMINE
          • ZHANDOU
          • TIANSHEN
          • MINGYUE
          • FANFAN
          • HUOZHI
        • PANTEÃO GLACIARE ✙
          • NJOLFR
          • ISKADRA
          • VETRA
          • KOLDRUN
          • SKJARN
          • FREJAL
        • PANTEÃO FERRANI ✙
          • INCOGNITUS
          • HAJUN
          • MORGHUL
          • EON
          • VALDRIX
          • ZHULIAN
        • PANTEÃO ARENDAR ✙
          • ELYON
          • AL SHEMESH
          • MEESANA
          • ISHVAR
          • AKHSERAN
          • YENNET
        • PANTEÃO AURANTIA ✙
          • VERITAS
          • PRUDENTIA
          • IUSTIA
          • FORTYR
          • ALYNDRA
          • LUCIUS
        • PANTEÃO SYLVANTHAL ✙
          • FALAREN
          • LUNISYL
          • LYRNA
          • ARIONEL
          • FAELOR
          • ELYNDRA
        • PANTEÃO CRUENTHAR ✙
          • VLADIMIR
          • LYSANDRA
          • ALARIC
          • SERAPHYNE
          • ADAMAH
        • PANTEÃO AURENTHAR ✙
          • MIDAS
          • VAHAARUS
          • AGATHA
          • IGNIFANRIUS
          • XOOLANI
      • CAMPEÕES ✙
        • HUMASTAR
        • ALDRIN
        • RAKKO
        • MIRTHAR
        • AUDRAM
        • ZYRAAN
        • DUSTRIA
        • ZERATH
        • LARIONNA
        • MANAN
    • PODERES ✙
      • PODER MÁGICO
      • PODER CINÉTICO
      • PODER ETEREO
      • PODER NOBRE
      • PODER VERDADEIRO
      • PODER DIVINO
      • PODER CÓSMICO
      • PODER PRIMORDIAL
      • PODER ABSOLUTO
      • PODER SOBERANO
      • PODER MULTIVERSAL
    • MUNDOS ALÉM ✙
      • ONMINTHAR
      • NETHEREON
      • AUROREA
      • ELYSIUM
      • ASHKON
      • AERIDIA
      • THULGAROTH
      • ECHOTERRA
      • LYTHERIUM
      • VYRMATHYS
  • BESTIÁRIO
    • HALL DAS BESTAS
    • LIVRO DAS BESTAS ✙
      • BESTAS TERRENAS ✙
        • URSAGRIUS
        • CEVAGRON
        • FERROLITH
        • HALKAAL
        • OSSARION
        • GRULKAR
        • VIRELITH
        • DROSKAR
        • VELKHAR
        • TARGOSS
      • BESTAS ETÉREAS ✙
        • ISZAREL
        • LIRAETH
        • NUZHAR
        • VHALTEIR
        • ERISTH
        • TALMARUN
        • KELZANETH
        • ARIETH
        • AUVHAR
        • THIRZAEL
      • BESTAS TRANSMUTADAS ✙
        • VARKAL
        • NAELYN
        • ERYNDOR
        • SKARETH
        • DRAKZHAR
        • MOLGRATH
        • TZQUARET
        • UMBRELION
        • ZHULVAR
        • FENGHUANG
      • BESTAS TITÂNICAS ✙
        • GORAK
        • THARON
        • VHARRA
        • SKURN
        • MELKA
        • ORDAK
        • LOTH
        • HALEK
        • URAL
        • FLIRK
      • BESTAS DIVINA ✙
        • SERATHOR
        • MYZRAEL
        • ENNURAK
        • THAYMUN
        • VOLKARA
        • DARALNUM
        • VELCHIOR
        • IZRAZH
        • KAELUS
        • OPHIUCHUS
    • BAHAMUTS ✙
      • TERRORBLADE
      • ABYSSARA
      • VALTHERION
      • SERADYN
      • NYRRHAGAL
      • ELYZHAAR
      • VORTHENARK
      • ZEPHORIEL
      • KAERTHYS
      • THARNOZ
    • ESPÍRITOS ELEMENTAIS ✙
      • IFRIT
      • GRAALN
      • UNDRALIS
      • SYLPHARION
      • RAAVA
    • DRAGÕES ANCESTRAIS ✙
      • SLYRAK
      • VAMPOS
      • ARIAN
      • KELOR
      • KILGHARRAH
      • GALMYR
    • SERES DEMONÍACOS ✙
      • BAAL
      • MAMMON
      • SITRI
      • ASMODEUS
      • BEELZEBUTH
      • VASSAGO
      • BELPHEGOR
    • SERES ANGELICAIS ✙
      • METRATON
      • ZADKIEL
      • HANIEL
      • SAMAEL
      • RAPHAEL
      • JOPHIEL
      • GABRIEL
  • TEMPORADA CINCO
  • EXPEDIÇÕES
    • HALL DA AVENTURA
    • MAPEAMENTO
    • JORNAL REAL
    • ALTAR PERENE
    • MARINHA IMPERIAL
  • LOJA DE MIDREL
    • PACOTES
    • LOOTBOX
    • RUNAS ✙
      • RUNAS COMUNS
      • RUNAS INCOMUNS
      • RUNAS MISTICAS
    • AURAS ✙
      • AURAS PRIMORDIAIS ✙
        • AURA ARCANA
        • AURA VERDADEIRA
        • AURA SILENCIOSA
        • AURA ORIGINAL
        • AURA MEMORIAL
        • AURA CAÓTICA
        • AURA PERPETUOSA
        • AURA FRAGMENTADA
        • AURA EXPONENCIAL
        • AURA WAKFU
      • AURAS DO DOMÍNIO ✙
        • AURA GUERRILHEIRA
        • AURA DECRETADA
        • AURA CORTANTE
        • AURA DOMINANTE
        • AURA DIVINAL
        • AURA DIABÓLICA
        • AURA TEMPORAL
        • AURA EVOLUTIVA
        • AURA NULA
        • AURA INOMINÁVEL
      • AURAS DE INFLUÊNCIA ✙
        • AURA MUTÁVEL
        • AURA ESQUECIDA
        • AURA IMPERIAL
        • AURA DESPERTA
        • AURA SENTIMENTAL
        • AURA PECAMINOSA
        • AURA ARRUINADA
        • AURA SOLENE
        • AURA IMORTAL
        • AURA RUKH
    • HABILIDADES ✙
      • HABILIDADES COMUNS
      • HABILIDADES INCOMUNS
      • HABILIDADES MISTICAS
      • HABILIDADES PROIBIDAS
      • HABILIDADES DIVINAS
    • LEGADOS ✙
      • LEGADOS ANCESTRAIS ✙
        • AURELION
        • JEANNE
        • SALAZAR
        • LEONHARDT
        • ARADIA
        • KALDRIN
        • ALETHEION
        • ARMONIEL
        • DRAKMIR
        • SIDDHARTHA
      • LEGADOS CONQUISTADOS ✙
        • KALTESAR
        • RAVEL
        • GRIGORI
        • LEVIAR
        • ADAMETH
        • HAVAEL
        • LIRNETH
        • ANOKHAEL
        • THURAK
        • ZAHIRMAR
      • LEGADOS REVELADOS ✙
        • AETHURION
        • VALENSHAR
        • NARMEKHET
        • NOSTYRYEL
        • GILGAMARTH
        • NIMRAKTH
        • QAYIN
        • EAGHNAR
        • DORVAHR
        • YRONMAK
    • MISCÊLANEAS ✙
      • COMUM
      • INCOMUM
      • MISTICA
    • UTILITÁRIOS ✙
      • MINÉRIOS
      • PEDRAS PRECIOSAS
      • POÇÕES
  • EMPÓRIO ARCÂNICO
    • APRIMORAMENTOS
    • PERSONALIZAÇÃO
    • RECURSOS NARRATIVOS
    • MODIFICADORES
    • COSMÉTICOS
  • MERCADO NEGRO
    • HALL DO MERCADO
    • MELHORIAS
    • RITUAIS
    • CONSUMÍVEIS
    • ARTEFATOS

​deus Do gelo
njolfr

Njolfr é o mais antigo e reverenciado entre os Seis Gelos Eternos, o titã que representa a imobilidade absoluta, a força imutável do gelo ancestral que jamais derrete. Ele não caminha, não fala, não se move — pois ele é o próprio corpo das montanhas congeladas, as geleiras intermináveis, os fiordes cristalizados e os lagos petrificados sob séculos de frio. Sua existência antecede qualquer sopro de vida em Cahaen: dizem que antes mesmo do primeiro homem, sua espinha dorsal já moldava as cadeias montanhosas do norte, e que suas costelas são hoje os picos intransponíveis que desafiam os mais audazes escaladores, tornando as coisas bem mais difíceis.
Seu semblante é descrito como uma vasta face esculpida em gelo azul-acinzentado, com olhos profundos como abismos e uma coroa de estalactites eternas. Njolfr não precisa agir: sua simples presença dita a geografia, os limites, as barreiras e os destinos dos povos que ousam estabelecer-se próximo aos domínios do gelo imortal. Ele é a resistência silenciosa e absoluta, o intransigente guardião do norte. Os povos de Cahaen acreditam que, enterradas sob as geleiras mais antigas, estão as mãos de Njolfr, segurando firmemente os ossos do mundo, impedindo que a terra se parta sob a pressão do frio extremo. Se ele algum dia se mover, o mundo inteiro ruirá, engolido pelo caos.

​conhecendo a divindade
rompimento de cahaen

Na tradição mais antiga dos povos do norte de Cahaen, conta-se que, no princípio, a terra e o gelo eram um só corpo, indivisíveis, inquebrantáveis, sustentados pela presença absoluta de Njolfr, o Pai do Gelo Imóvel. O continente inteiro repousava sobre o seu dorso, e dele emanavam as geleiras, as montanhas e os vales de neblina. Não existiam rios livres, nem florestas, nem planícies verdes — apenas o domínio frio e pétreo do deus silencioso. Mas então veio o Rompimento. Ninguém sabe ao certo o que o causou. Alguns dizem que foram os primeiros homens, que com suas lâminas e forjas profanaram as entranhas das montanhas de Njolfr, abrindo túneis para extrair metais sagrados que sustentavam a integridade do gelo eterno. Outros afirmam que foi o sussurro traiçoeiro de Iskadra, a Tempestade Cortante, que soprou sobre as geleiras de Njolfr, criando rachaduras invisíveis até que o gelo rugiu e partiu-se criando Cahaen.
O que se sabe é que, num dia sem aurora, uma fenda colossal abriu-se no coração de Cahaen: uma cicatriz rasgando as montanhas e liberando forças até então seladas sob a prisão do gelo eterno. O Rompimento quebrou o domínio absoluto de Njolfr sobre a terra, permitindo que rios começassem a correr, que florestas de coníferas surgissem nas regiões inferiores, e que as estações — até então apenas um longo e ininterrupto inverno — se manifestassem de maneira desigual pelo continente. Para os anciãos, esse evento não foi apenas geológico, mas cosmológico: o primeiro abalo da supremacia do Pai do Gelo Imóvel, um enfraquecimento da pureza congelada que sustentava o mundo em seu estado original. A Fenda do Gelo Eterno passou a ser um local proibido, onde dizem que se ouve ainda o rangido das placas glaciares, como o suspiro contido de Njolfr, irritado, mas resignado, com o fato de que, pela primeira vez, a terra moveu-se sob seu peso. Desde então, o culto a Njolfr mudou: se antes ele era venerado como o deus intransponível, após o Rompimento ele passou a ser também o deus que pode ser ferido. Não derrotado, jamais; mas ferido. A Fenda tornou-se um símbolo dúbio — de temor, por ter quebrado o equilíbrio glacial, mas também de esperança.

​​limites da criação
gelo absoluto

O Gelo Absoluto é mais do que uma substância ou um fenômeno natural em Cahaen: ele é o legado supremo e intransigente de Njolfr, o Pai do Gelo Imóvel. Considerado pelos povos antigos como a forma mais pura e perfeita do frio, o Gelo Absoluto não apenas congela, mas nega o movimento, o calor, a mudança. Ele representa a essência primordial de Njolfr — a imobilidade eterna, a suspensão do tempo, o encerramento de todas as possibilidades em um estado de cristalização total. ​Dizem que o Gelo Absoluto não pode ser derretido por fogo algum, nem mesmo pelo sangue de dragões ou pelas chamas de Koldrun, o Forjador das Estrelas de Gelo. Sua presença congela o ar ao redor, silencia os sons, e até mesmo a luz que o toca parece se tornar opaca, fraca, como se a própria esperança de movimento fosse drenada. Apenas o silêncio e a estagnação prosperam onde ele reina.
A lenda conta que o coração de Njolfr é feito deste gelo, escondido nas profundezas mais inacessíveis da Fenda do Gelo Eterno, onde nenhuma lâmina, prece ou magia pode alcançar. Quem ousar aproximar-se demais corre o risco de ser consumido pela estagnação absoluta: primeiro os pés congelam-se ao chão, depois os pulmões negam-se a respirar, até que finalmente o espírito do invasor se une à imobilidade perpétua, transformando-se numa estátua de gelo eterno. Para os xamãs e sacerdotes de Njolfr, o Gelo Absoluto é a substância mais sagrada e mais temida. Fragmentos minúsculos dele, extraídos com rituais ancestrais e riscos mortais, são usados para forjar as Lâminas Imóveis, armas que jamais perdem o fio e que congelam até a alma do oponente ao menor corte. O Gelo Absoluto também possui um significado espiritual: ele simboliza o fim de todos os ciclos, o repouso definitivo, a rejeição da efemeridade. Em certos cultos, morrer sob o abraço do Gelo Absoluto é visto como uma honra, uma ascensão ao estado perfeito de congelamento eterno, onde não há mais dor, desejo ou falha — apenas existência pura e imutável, tal como Njolfr.

​Passos finais
retorno a northgard

Na tradição das sagas de Cahaen, fala-se do dia que ainda está por vir: o Retorno a Northgard, quando os povos do sul e do centro, após séculos afastados, serão forçados a retornar às terras ancestrais do extremo norte — o mítico e temido Northgard, o Reino do Gelo Absoluto, berço das mais antigas linhagens, das primeiras batalhas e da origem da resistência humana frente ao inverno eterno. Northgard é uma terra que nunca se dobrou ao avanço das estações. Enquanto o restante de Cahaen conheceu o breve alívio da primavera e a ilusão do degelo, Northgard permaneceu selada sob a presença invisível de Njolfr. Lá, o Gelo Absoluto nunca recuou, guardando sob suas camadas não apenas as relíquias do passado, mas também monstros congelados, exércitos adormecidos e os vestígios das cidades-fortaleza que os primeiros clãs ergueram com sangue e pedra.
O Retorno é mais do que uma marcha ou uma migração: é um chamado espiritual e inevitável, uma reivindicação do destino. Há quem diga que o próprio Njolfr começará a estremecer, enviando fendas e terremotos de gelo até os limites das fronteiras humanas, obrigando os descendentes dos antigos clãs a refazerem o caminho de seus ancestrais, subindo novamente pelas rotas geladas que levam às muralhas quebradas de Northgard. Os oráculos de Cahaen interpretam este evento como o último teste: aqueles que resistirem ao Gelo Absoluto e cravarem novamente seus estandartes nas ruínas congeladas terão o direito de reformar o pacto original com Njolfr — não de derrotá-lo, jamais, mas de coexistir com ele, selando com honra a relação entre os mortais e a força intransigente do gelo eterno. Outros, porém, temem que o Retorno a Northgard seja apenas o prelúdio de uma nova imobilidade, de um segundo Rompimento, ainda mais catastrófico, que engolirá não apenas as terras do norte, mas todo Cahaen, em um ciclo final de congelamento absoluto. ​Muitos clãs já preparam expedições: forjam lâminas negras, treinam guerreiros para resistirem semanas sem fogo, recuperam cânticos antigos que protegem contra o frio que queima. As lendas falam de passagens secretas sob as geleiras, de pontes naturais de cristal, de fortalezas abandonadas que ainda guardam os brasões dos reis-guerreiros.