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classificação do personagem
recursos narrativos


Recursos Narrativos são elementos estruturais que o personagem adquire e registra, funcionando como ferramentas simbólicas, conceituais ou circunstanciais que ampliam a profundidade da sua história e enriquecem sua atuação dentro do mundo de Midrel. Diferente de habilidades ou itens utilitários, os Recursos Narrativos não oferecem vantagens mecânicas diretas, mas criam pontes narrativas, justificativas interpretativas ou condições especiais que moldam as relações do personagem com o enredo, os outros personagens e o cenário, amplificando ainda mais suas capacidades de maneira geral.
Esses recursos podem assumir formas variadas, como contatos importantes em lugares estratégicos, privilégios diplomáticos, direitos consagrados, reputações específicas, informações secretas, passagens livres por determinadas regiões ou até a posse de documentos oficiais que garantem status ou acesso diferenciado. São elementos que resultam das ações passadas do personagem, de suas alianças, de seus feitos ou escolhas, consolidando sua influência e presença no mundo, registros do inventário oficial e com uma descrição clara da sua natureza, origem e poder.
como utilizar os recursos narrativos
Os Recursos Narrativos devem ser utilizados como ferramentas de interpretação e desenvolvimento de história, funcionando exclusivamente para enriquecer a narrativa do personagem e estabelecer conexões coerentes com o mundo de Midrel. Não são instrumentos de vantagem mecânica, mas sim elementos que fundamentam e justificam ações, escolhas e interações ao longo das tramas. ​Para utilizá-los corretamente, o personagem deve primeiro garantir que cada recurso esteja formalmente registrado na aba de personalizações ou registros do inventário oficial, com uma descrição clara de sua natureza, origem e impacto. Esse registro serve como uma prova narrativa da existência do recurso amplificando sua capacidade.
Durante as interações narrativas, o jogador pode evocar o recurso para justificar comportamentos, acessar determinados locais, estabelecer contatos ou influenciar personagens e instituições com os quais tem relação. Por exemplo, se o personagem possui um passaporte diplomático como recurso narrativo, ele pode utilizá-lo para entrar em territórios restritos ou negociar com líderes sem levantar suspeitas. Se detém uma reputação histórica, pode usar isso para inspirar respeito ou temor em situações sociais, ou para obter informações mais facilmente. No entanto, o uso dos Recursos Narrativos deve sempre ser orientado pelo bom senso interpretativo e pela coerência com a lore e o desenvolvimento do personagem. Eles não devem ser empregados como atalhos forçados ou soluções arbitrárias, mas como ferramentas que reforçam a verossimilhança e a riqueza da narrativa.

recursos narrativos
passaporte diplomatico

O Passaporte Diplomático é um recurso narrativo que representa a concessão formal de livre trânsito e imunidade ao personagem, conferida por uma nação, facção ou entidade política de prestígio dentro do mundo de Midrel, reconhecendo o personagem.
Fotografia

​INFORMAÇÕES Da personalização

Com o Passaporte Diplomático, o personagem passa a ter acesso livre a territórios estrangeiros, podendo atravessar fronteiras, zonas de vigilância ou áreas sob bloqueio militar sem necessidade de autorização adicional. Além disso, esse recurso assegura imunidade parcial frente a determinadas leis locais, protegendo-o de punições políticas ou perseguições arbitrárias, e permitindo que atue com maior liberdade em negociações, missões diplomáticas ou tramas internacionais, de maneira geral, ao personagem.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
rede de informaçoes

A Rede de Informações é um recurso narrativo que representa o acesso privilegiado e estratégico do personagem a um conjunto de informantes, espiões ou aliados discretos espalhados por regiões, cidades ou instituições importantes dentro do mundo de Midrel, e seus limites dentro de uma região.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com a Rede de Informações, o personagem possui a capacidade de obter dados privilegiados sobre movimentações políticas, atividades militares, rotas comerciais, segredos locais ou conspirações, mesmo à distância ou sem presença física direta. Esse recurso é essencial para antecipar ameaças, identificar oportunidades ou manipular eventos com maior segurança, funcionando como um braço invisível que estende a presença do personagem por diversos territórios, sendo eles neutros, hostis ou não.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
permissao de passagem

A Permissão Passagem é um recurso narrativo que concede ao personagem o direito formal e reconhecido de transitar por territórios, fronteiras ou zonas de risco sem ser barrado, detido ou interrogado pelas autoridades locais ou forças militares que controlam a região, tornando sua vida fácil.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com a Permissão de Livre Passagem, o personagem pode atravessar zonas de conflito, cidades fortificadas, fronteiras fechadas ou áreas sob quarentena ou controle militar com maior segurança e legitimidade, evitando emboscadas, prisões ou constrangimentos administrativos. Além disso, o personagem pode ser tratado com deferência por guardas, oficiais e autoridades locais, reconhecido como alguém cujo trânsito foi previamente autorizado, possibilidando uma melhoria em suas ações dentro de registros.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
arquivos de informaçoes

Os Arquivos de Informações são um recurso narrativo que representa a posse, pelo personagem, de um conjunto exclusivo e valioso de documentos, registros, mapas ou dados confidenciais, obtidos ao longo de sua trajetória em Midrel, amplificando suas capacidades em missão.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com esse recurso, o personagem detém um patrimônio de informações estratégicas que pode ser usado como moeda de troca, ferramenta de chantagem, base para negociações políticas ou fonte de conhecimento para tomada de decisões complexas. Esses arquivos também podem proporcionar vantagens narrativas importantes, como antecipar movimentos inimigos, descobrir passagens secretas, compreender antigas civilizações ou evitar armadilhas políticas, tornando seu carisma ainda maior do que o limitado ao seu atributo.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
mandato oficial

O Mandato Oficial é um recurso narrativo que confere ao personagem a autoridade formal para agir em nome de uma figura de poder, instituição, facção ou governo dentro do mundo de Midrel. Esse mandato transforma o personagem em um representante legítimo, com permissão de agir em ocasiões.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

O Mandato Oficial é o resultado de confiança política, mérito acumulado ou reconhecimento de competência, e garante ao personagem respeito e legitimidade diante de outras autoridades, permitindo que suas ações sejam vistas não apenas como escolhas pessoais, mas como expressões oficiais da entidade que o investiu com tal poder. Isso pode abrir portas para reuniões diplomáticas, acesso a áreas restritas, participação em conselhos ou atuação em missões de alto risco sob a proteção de um brasão ou chancela de região.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
reputaçao historica

A Reputação Histórica é um recurso narrativo que representa o reconhecimento consolidado do personagem por feitos passados que marcaram sua trajetória de forma indelével no mundo de Midrel. Essa reputação pode ter natureza gloriosa, infame ou trágica, de maneira geral.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

A Reputação Histórica faz com que o nome do personagem seja automaticamente associado a eventos, títulos ou legados importantes, garantindo-lhe respeito, admiração, temor ou até rejeição em determinadas regiões ou contextos sociais. Pode resultar de vitórias épicas, atos de heroísmo, traições notórias, sacrifícios históricos ou qualquer feito que tenha ecoado para além de sua própria esfera pessoal, identificando o feito ou evento que originou a reputação, a forma como ela é interpretada.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
chave cerimonial

A Chave Cerimonial é um recurso narrativo que simboliza a permissão exclusiva e solene concedida ao personagem para acessar locais restritos, sagrados ou politicamente importantes dentro do mundo de Midrel. Mais do que um simples objeto, a Chave Cerimonial representa poder.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com essa chave, o personagem passa a ter o direito de entrar em câmaras ocultas, templos ancestrais, bibliotecas proibidas, fortalezas governamentais ou assembleias políticas, sem necessidade de aprovação adicional. A posse da Chave Cerimonial implica um vínculo oficial com a entidade ou instituição que a concedeu, podendo envolver responsabilidades, protocolos ou juramentos que o personagem deve respeitar para manter esse privilégio, amplificando ainda mais suas capacidades gerais em seus limites.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
proteçao militar

A Proteção Militar é um recurso narrativo que garante ao personagem a defesa formal e contínua oferecida por uma força militar, facção armada ou ordem de guerreiros dentro do mundo de Midrel. Essa proteção é resultado de alianças políticas, compromissos estratégicos, feitos honrosos ou contratos.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com a Proteção Militar, o personagem pode contar com escoltas em viagens perigosas, abrigo seguro em fortalezas, auxílio logístico e, em situações críticas, a intervenção direta de tropas ou guerreiros para garantir sua segurança física e política. Além disso, a proteção reforça a posição do personagem como alguém respaldado por uma instituição forte, inibindo ataques de inimigos e facilitando a atuação em zonas de conflito, ​identificando a força militar ou facção que oferece a proteção em certos tipos de missões.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
carta de credito

A Carta de Crédito é um recurso narrativo que representa a autorização formal para movimentar grandes somas de recursos financeiros em nome de uma entidade, facção, guilda mercantil ou nobreza dentro do mundo de Midrel. Esse documento comprova que você é confiável mediante a todos.
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com a posse da Carta de Crédito, o personagem pode acessar mercados restritos, participar de leilões privados, negociar diretamente com grandes comerciantes ou líderes políticos e obter facilidades logísticas como transporte de cargas, abertura de contas em bancos importantes ou intermediação de trocas estratégicas entre nações ou guildas. Além disso, a carta pode servir como garantia de solvência, evitando a necessidade de pagamentos imediatos e permitindo o parcelamento ou adiamento.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ

recursos narrativos
mandato social

O Mandato Social é um recurso narrativo que confere ao personagem uma posição formal de influência e autoridade dentro de uma comunidade, cidade, ordem ou facção em Midrel, legitimando sua atuação em espaços sociais, culturais ou administrativos importantes. 
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​INFORMAÇÕES Da personalização

Com esse mandato, o personagem pode atuar como representante em assembleias, presidir eventos públicos, arbitrar disputas civis, organizar festividades, supervisionar ações sociais ou intermediar negociações entre diferentes grupos ou classes. Ele é visto como uma figura respeitada, cuja presença garante estabilidade e cujas decisões são consideradas legítimas e orientadas pelo bem comum ou pelo interesse da instituição que representa, amplificando suas chances de conquistar mais aliados em missões.

valor DE COMPRA: 50 Ⓐ