Midrel
  • PAGINA INICIAL
    • GUIA DO NOVATO
    • CONQUISTAS
    • GALERIA
  • AREA DO JOGADOR
    • CLASSES ✙
      • CLASSES COMUNS ✙
        • [LIVRE] GUERREIROS ✙
          • [I] BÁRBAROS
          • [II] ESPECIALISTAS
          • [III] LORDES
        • [LIVRE] MAGISTAS ✙
          • [I] CONJURADORES
          • [II] ILUSIONISTAS
          • [III] SABIOS
        • [LIVRE] CAVALEIROS ✙
          • [I] SENTINELAS
          • [II] GUARDIÕES
          • [III] PALADINOS
        • [LIVRE] PADRES ✙
          • [I] BISPOS
          • [II] SACERDOTES
          • [III] HIEROFANTES
        • [LIVRE] LADINOS ✙
          • [I] RASTREADORES
          • [II] MOSQUETEIRO
          • [III] PISTOLEIROS
        • [LIVRE] INTENSIFICADOR ✙
          • [I] DUELISTAS
          • [II] ESGRIMISTAS
          • [III] MESTRES
        • [LIVRE] MONGES ✙
          • [I] ESPIRITUALISTAS
          • [II] COMBATENTES
          • [III] ILUMINADOS
        • [LIVRE] ARQUEIROS ✙
          • [I] CAÇADORES
          • [II] VIGILANTES
          • [III] MERCENÁRIOS
        • [LIVRE] HARPISTA ✙
          • [I] BARDOS
          • [II] SUPER-ESTRELAS
          • [III] CELEBRIDADE
        • [LIVRE] LANCEIROS ✙
          • [I] EMPALADORES
          • [II] ARAUTOS
          • [III] COMANDANTES
      • CLASSES LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] CARRASCO
          • [OCUPADA] ARQUIBRUXO
          • [CASH] ONIROMANTE
          • [OCUPADA] DEMIURGO
          • [OCUPADA] INQUISIDOR
          • [OCUPADA] DRACOMANTE
          • [CASH] INVOCADOR
          • [OCUPADA] MECHA
          • [OCUPADA] EXECUTOR
          • [CASH] VIRTUCIDA
        • SEGUNDA LEVA ✙
          • [CASH] ARTIOMANTE
          • [OCUPADA] CARMESIM
          • [OCUPADA] TECELÃO
          • [OCUPADA] ORQUESTRADOR
          • [CASH] CRISTALIZADOR
          • [OCUPADA] TEMPESTARQUIO
          • [CASH] FEERINITA
          • [OCUPADA] LUPINARI
          • [CASH] AURIMAGO
          • [OCUPADA] XAMÃ
    • RAÇAS ✙
      • RAÇAS COMUNS ✙
        • [LIVRE] HUMANOS
        • [LIVRE] ELFICOS
        • [LIVRE] CELESTIAIS
        • [LIVRE] REPTILIANOS
        • [LIVRE] LIRIANOS
        • [LIVRE] COLOSSOS
        • [LIVRE] ANIMALIAS
        • [LIVRE] PEQUENINOS
        • [LIVRE] PREDADORES
        • [LIVRE] ANCESTRAIS
      • RAÇAS LIMITADAS ✙
        • PRIMEIRA LEVA ✙
          • [OCUPADA] LUMINARES
          • [OCUPADA] SOMBRIFICOS
          • [OCUPADA] DESVELADOS
          • [OCUPADA] YOKAIS
          • [OCUPADA] DJINNS
          • [OCUPADA] ARACNOS
          • [OCUPADA] HARROWEDS
          • [OCUPADA] NYXARES
          • [OCUPADA] EIDHARIM
          • [OCUPADA] SIMBIOS
    • EMPREGOS ✙
      • FERREIRO
      • ALFAIATE
      • MINERADOR
      • MERETRIZ
      • TAVERNEIRO
      • CORSÁRIO
      • ALQUIMISTA
      • ARTÍFICE
      • SOLDADO
      • COMERCIANTE
    • FACÇÕES ✙
      • ILLUMINA
      • OVERHAN
      • MURIM
      • NORTHLAND
      • TRUE ORDER
      • REDIESEL
      • DRUMHERT
      • ASCENDENT
      • CARMESIM
      • AURICORUM
    • MAESTRIAS ✙
      • COMBATE ✙
        • MARCIALISTA
        • VIRTUOSO
        • PRESSÁGIO
        • SOMBRIO
        • ESCUDEIRO
        • VELOCISTA
        • PROJETO
        • SOBERANO
        • INSPIRADOR
        • VALQUIRIA
      • MISTICA ✙
        • BRUXARIA
        • COSMOLOGIA
        • RUNOLOGIA
        • TECNOMANCIA
        • NECROMANCIA
        • CORVINATA
        • CLARIVIDENTE
        • TELEPATIA
        • CARTOMANTE
        • ORACULO
      • UTILITÁRIA ✙
        • MONARCA
        • BIBLIOTECARIO
        • BOTICARIO
        • TREVIANO
        • TREINADOR
        • SOBRENATURAL
        • ARQUEOLOGO
        • LORDE
        • ESCULTOR
        • CONTRATANTE
  • SOBRE O MUNDO
    • CRONOLOGIA ✙
      • ANO 0 - ANO 50
      • ANO 50 - ANO 200
      • ANO 200 - ANO 300
      • ANO 300 - ANO 350
      • ANO NEUTRO
      • ANO 450 - ANO 500
    • CONTINENTES ✙
      • VARKITAN
      • AVALORIA
      • RAVENSPIRE
      • NORTHGARD
      • ELGRALIS
      • THORNWALD
    • LOCALIDADES ✙
      • MIDREL
      • AZURE
      • RUKSANTH
      • YRONSPARK
      • CAHAEN
      • HAJFKAR
      • ARTHEMA
      • PATHDASHGAL
      • VERMINIA
      • PANTALON
    • FAMÍLIAS ✙
      • FAMÍLIAS REAIS ✙
        • PENDRAGON
        • GALAHAD
        • LE FAY
        • EINZBERN
        • MORNINGSTAR
        • VORENTHALL
        • VORAAZ
        • KAZEHIRA
        • AZARATH
        • AL'ZAHIR
      • FAMÍLIAS NOBRES
    • GUILDAS ✙
      • CORVOS NEGROS
      • ÁGUAS RASAS
      • OUROBOROS
      • CONGREGAÇÃO
      • ORDEM OBSCURA
      • LIRIOS DOURADOS
      • ROSA NEGRA
      • BAROES DO AÇO
      • JUSTICEIROS
      • ALTA LÂMINA
    • MIDRELOGIA ✙
      • CRIADORES ✙
        • KOSMOS
        • ARKSHAN
        • LUMINTHAR
      • TITÃS ✙
        • SOLGATH
        • ASTRIDORA
        • ELDRALIS
        • MORS
        • MOIRADON
        • EMOTARUS
        • EFERIDON
        • CRONOVAR
        • OBLIVION
        • AEONTHAR
      • PRIMORDIAIS ✙
        • MORDOK
        • IGNARETH
        • VELYNDA
        • KAELOR
        • AURENOX
      • SUPREMOS ✙
        • SOVAS
        • EREBUS
        • TETHYSA
        • ALMATHEA
        • VENUSTIA
        • GAIALITH
        • HEPHATON
        • SKALDOR
        • ELOWEN
        • NOCTELIS
      • DEUSES ✙
        • PANTEÃO AQUARIDA ✙
          • THALOR
          • LORIANA
          • MERLINIUS
          • SELENE
          • FALLAX
          • CERESIA
        • PANTEÃO UMBRAE ✙
          • URIEL
          • IKARON
          • NOTURIA
          • HERALDUS
          • EDOLAS
          • TAL'KESH
        • PANTEÃO AGRESTIA ✙
          • JASMINE
          • ZHANDOU
          • TIANSHEN
          • MINGYUE
          • FANFAN
          • HUOZHI
        • PANTEÃO GLACIARE ✙
          • NJOLFR
          • ISKADRA
          • VETRA
          • KOLDRUN
          • SKJARN
          • FREJAL
        • PANTEÃO FERRANI ✙
          • INCOGNITUS
          • HAJUN
          • MORGHUL
          • EON
          • VALDRIX
          • ZHULIAN
        • PANTEÃO ARENDAR ✙
          • ELYON
          • AL SHEMESH
          • MEESANA
          • ISHVAR
          • AKHSERAN
          • YENNET
        • PANTEÃO AURANTIA ✙
          • VERITAS
          • PRUDENTIA
          • IUSTIA
          • FORTYR
          • ALYNDRA
          • LUCIUS
        • PANTEÃO SYLVANTHAL ✙
          • FALAREN
          • LUNISYL
          • LYRNA
          • ARIONEL
          • FAELOR
          • ELYNDRA
        • PANTEÃO CRUENTHAR ✙
          • VLADIMIR
          • LYSANDRA
          • ALARIC
          • SERAPHYNE
          • ADAMAH
        • PANTEÃO AURENTHAR ✙
          • MIDAS
          • VAHAARUS
          • AGATHA
          • IGNIFANRIUS
          • XOOLANI
      • CAMPEÕES ✙
        • HUMASTAR
        • ALDRIN
        • RAKKO
        • MIRTHAR
        • AUDRAM
        • ZYRAAN
        • DUSTRIA
        • ZERATH
        • LARIONNA
        • MANAN
    • PODERES ✙
      • PODER MÁGICO
      • PODER CINÉTICO
      • PODER ETEREO
      • PODER NOBRE
      • PODER VERDADEIRO
      • PODER DIVINO
      • PODER CÓSMICO
      • PODER PRIMORDIAL
      • PODER ABSOLUTO
      • PODER SOBERANO
      • PODER MULTIVERSAL
    • MUNDOS ALÉM ✙
      • ONMINTHAR
      • NETHEREON
      • AUROREA
      • ELYSIUM
      • ASHKON
      • AERIDIA
      • THULGAROTH
      • ECHOTERRA
      • LYTHERIUM
      • VYRMATHYS
  • BESTIÁRIO
    • HALL DAS BESTAS
    • LIVRO DAS BESTAS ✙
      • BESTAS TERRENAS ✙
        • URSAGRIUS
        • CEVAGRON
        • FERROLITH
        • HALKAAL
        • OSSARION
        • GRULKAR
        • VIRELITH
        • DROSKAR
        • VELKHAR
        • TARGOSS
      • BESTAS ETÉREAS ✙
        • ISZAREL
        • LIRAETH
        • NUZHAR
        • VHALTEIR
        • ERISTH
        • TALMARUN
        • KELZANETH
        • ARIETH
        • AUVHAR
        • THIRZAEL
      • BESTAS TRANSMUTADAS ✙
        • VARKAL
        • NAELYN
        • ERYNDOR
        • SKARETH
        • DRAKZHAR
        • MOLGRATH
        • TZQUARET
        • UMBRELION
        • ZHULVAR
        • FENGHUANG
      • BESTAS TITÂNICAS ✙
        • GORAK
        • THARON
        • VHARRA
        • SKURN
        • MELKA
        • ORDAK
        • LOTH
        • HALEK
        • URAL
        • FLIRK
      • BESTAS DIVINA ✙
        • SERATHOR
        • MYZRAEL
        • ENNURAK
        • THAYMUN
        • VOLKARA
        • DARALNUM
        • VELCHIOR
        • IZRAZH
        • KAELUS
        • OPHIUCHUS
    • BAHAMUTS ✙
      • TERRORBLADE
      • ABYSSARA
      • VALTHERION
      • SERADYN
      • NYRRHAGAL
      • ELYZHAAR
      • VORTHENARK
      • ZEPHORIEL
      • KAERTHYS
      • THARNOZ
    • ESPÍRITOS ELEMENTAIS ✙
      • IFRIT
      • GRAALN
      • UNDRALIS
      • SYLPHARION
      • RAAVA
    • DRAGÕES ANCESTRAIS ✙
      • SLYRAK
      • VAMPOS
      • ARIAN
      • KELOR
      • KILGHARRAH
      • GALMYR
    • SERES DEMONÍACOS ✙
      • BAAL
      • MAMMON
      • SITRI
      • ASMODEUS
      • BEELZEBUTH
      • VASSAGO
      • BELPHEGOR
    • SERES ANGELICAIS ✙
      • METRATON
      • ZADKIEL
      • HANIEL
      • SAMAEL
      • RAPHAEL
      • JOPHIEL
      • GABRIEL
  • TEMPORADA CINCO
  • EXPEDIÇÕES
    • HALL DA AVENTURA
    • MAPEAMENTO
    • JORNAL REAL
    • ALTAR PERENE
    • MARINHA IMPERIAL
  • LOJA DE MIDREL
    • PACOTES
    • LOOTBOX
    • RUNAS ✙
      • RUNAS COMUNS
      • RUNAS INCOMUNS
      • RUNAS MISTICAS
    • AURAS ✙
      • AURAS PRIMORDIAIS ✙
        • AURA ARCANA
        • AURA VERDADEIRA
        • AURA SILENCIOSA
        • AURA ORIGINAL
        • AURA MEMORIAL
        • AURA CAÓTICA
        • AURA PERPETUOSA
        • AURA FRAGMENTADA
        • AURA EXPONENCIAL
        • AURA WAKFU
      • AURAS DO DOMÍNIO ✙
        • AURA GUERRILHEIRA
        • AURA DECRETADA
        • AURA CORTANTE
        • AURA DOMINANTE
        • AURA DIVINAL
        • AURA DIABÓLICA
        • AURA TEMPORAL
        • AURA EVOLUTIVA
        • AURA NULA
        • AURA INOMINÁVEL
      • AURAS DE INFLUÊNCIA ✙
        • AURA MUTÁVEL
        • AURA ESQUECIDA
        • AURA IMPERIAL
        • AURA DESPERTA
        • AURA SENTIMENTAL
        • AURA PECAMINOSA
        • AURA ARRUINADA
        • AURA SOLENE
        • AURA IMORTAL
        • AURA RUKH
    • HABILIDADES ✙
      • HABILIDADES COMUNS
      • HABILIDADES INCOMUNS
      • HABILIDADES MISTICAS
      • HABILIDADES PROIBIDAS
      • HABILIDADES DIVINAS
    • LEGADOS ✙
      • LEGADOS ANCESTRAIS ✙
        • AURELION
        • JEANNE
        • SALAZAR
        • LEONHARDT
        • ARADIA
        • KALDRIN
        • ALETHEION
        • ARMONIEL
        • DRAKMIR
        • SIDDHARTHA
      • LEGADOS CONQUISTADOS ✙
        • KALTESAR
        • RAVEL
        • GRIGORI
        • LEVIAR
        • ADAMETH
        • HAVAEL
        • LIRNETH
        • ANOKHAEL
        • THURAK
        • ZAHIRMAR
      • LEGADOS REVELADOS ✙
        • AETHURION
        • VALENSHAR
        • NARMEKHET
        • NOSTYRYEL
        • GILGAMARTH
        • NIMRAKTH
        • QAYIN
        • EAGHNAR
        • DORVAHR
        • YRONMAK
    • MISCÊLANEAS ✙
      • COMUM
      • INCOMUM
      • MISTICA
    • UTILITÁRIOS ✙
      • MINÉRIOS
      • PEDRAS PRECIOSAS
      • POÇÕES
  • EMPÓRIO ARCÂNICO
    • APRIMORAMENTOS
    • PERSONALIZAÇÃO
    • RECURSOS NARRATIVOS
    • MODIFICADORES
    • COSMÉTICOS
  • MERCADO NEGRO
    • HALL DO MERCADO
    • MELHORIAS
    • RITUAIS
    • CONSUMÍVEIS
    • ARTEFATOS

​besta terrena
ursagrius


Nascido nas entranhas de uma serra esquecida, onde o tempo dorme e os ventos não ousam soprar, Ursagrius é mais do que uma simples fera: é uma lenda encarnada, um símbolo da solidez, da resistência e da memória mineral do mundo. Seu corpo colossal, semelhante ao de um urso das eras antigas, é parcialmente coberto por placas rochosas vivas, que se regeneram com o tempo e se adaptam ao ambiente, assumindo tons de granito, basalto ou ardósia conforme o solo onde ele repousa. De sua espinha dorsal erguem-se cristas minerais que vibram quando ele ruge, liberando ondas de som grave que estremecem cavernas inteiras. As garras, negras como ônix bruto, possuem propriedades cristalinas que lhes permitem cortar até mesmo metal quando carregadas de energia da terra.
Seus olhos âmbar não brilham apenas pela luz, mas por conterem o brilho ancestral de minerais despertos — dizem que são fragmentos de um núcleo primitivo do mundo, vestígios do tempo em que as criaturas andavam lado a lado com os titãs do subsolo. Apesar de sua aparência aterradora, Ursagrius não é cruel. É um guardião, uma entidade de equilíbrio. Ataca apenas quando seu território é violado ou quando sente a presença de corrupção mágica que tenta desequilibrar as forças naturais da terra. Ele caminha lentamente, como se ouvisse a voz das pedras, e onde pisa, formações minerais emergem dias depois — pequenos monumentos que os habitantes das regiões montanhosas interpretam como sinais ou advertências.

​características da besta
conhecimento geral


Ursagrius é uma criatura conhecida em diversas culturas como um símbolo de estabilidade e força ancestral. Entre caçadores, mineradores, estudiosos e até monges das montanhas, seu nome é pronunciado com respeito — jamais em tom de bravata. Apesar de sua aparência monstruosa, Ursagrius não é tratado como um inimigo natural da civilização, mas sim como um elemento sagrado da terra, uma manifestação viva da vontade do mundo mineral. É amplamente reconhecido que Ursagrius não caça por prazer, nem ataca sem motivo. Seu comportamento está intimamente ligado ao equilíbrio natural. Quando violentado — seja por mineração predatória, presença mágica desequilibrada, ou rituais profanos que ferem a terra — ele desperta e age com fúria tectônica.
Registros históricos apontam sua aparição em períodos críticos de instabilidade ambiental, como terremotos, erupções ou rupturas mágicas do subsolo. Em alguns reinos antigos, surgem afrescos e lendas orais que o retratam como “o Quinto Pilar da Terra”, uma das cinco bestas fundamentais que sustentam os ciclos do mundo físico. Academias de magia e alquimia reconhecem Ursagrius por sua resistência natural a conjurações destrutivas e pela capacidade de anular encantamentos direcionando sua energia para o solo. Há quem estude sua biologia mineral com a esperança de reproduzir suas placas defensivas em armaduras mágicas. ​Curiosamente, nenhuma carcaça de Ursagrius jamais foi encontrada. Alguns estudiosos acreditam que, ao morrer, ele simplesmente se funde à rocha, tornando-se parte do relevo.

status

Domável

habitat

Florestas, Montanhas

altura

3,4 metros (de pé);

comprimento

4.8 metros;

peso

920 kg

dificuldade

★★★★★

​poder da besta
tremor da raiz


Quando Ursagrius decide que palavras, presença ou aviso já não bastam, ele libera o poder que o consagrou como guardião das montanhas: o Tremor da Raiz. Trata-se de uma manifestação viva da fúria das profundezas — um golpe não apenas físico, mas existencial, que clama pela lembrança de que toda civilização ergue-se sobre uma base que ele pode ruir. Com um rugido ancestral que vibra como o eco do nascimento do mundo, Ursagrius finca suas patas dianteiras no solo com uma força brutal. O impacto gera uma onda sísmica pulsante que percorre o terreno em círculos concêntricos, rachando a terra, despedaçando rochas e fazendo brotar pilares de pedra afiados em padrões geométricos ao seu redor — como se a própria natureza erguesse defesas a seu favor, em combate.
Essas colunas não apenas impedem avanço físico, mas canalizam a energia tectônica latente, bloqueando magias de fluxo contínuo (como levitação, campos de proteção e conjurações de concentração). Muitos magos que enfrentaram Ursagrius relatam sentir suas magias afundarem ou serem puxadas para baixo, como se a terra estivesse faminta por energia arcana. Criaturas próximas são arremessadas ao ar ou engolidas por fendas. A própria atmosfera parece pesar mais, como se o ar estivesse impregnado de poeira mineral viva. O solo torna-se instável, trepidando sob os pés, como se tremesse de medo da besta que o governa, atingindo assim os seus limites gerais.

​pontos fortes e fracos
CONFRONTANDO A BESTA


No vasto e selvagem mundo das criaturas, todas as bestas — das mais humildes às mais colossais — carregam em si tanto poder quanto limitação. Nenhuma é invencível, pois cada uma foi moldada pelas forças naturais, mágicas ou divinas que lhes deram origem, e essas mesmas forças impõem um equilíbrio inevitável. Se uma besta domina o fogo, ela pode ser vulnerável ao silêncio ou à ausência de oxigênio. Se carrega uma couraça impenetrável, talvez sua mobilidade seja lenta, ou seus olhos incapazes de enxergar em ambientes de pura luz. Se voa entre as tempestades, talvez não suporte a gravidade das profundezas.

pontoS forteS

Ursagrius é considerado uma das criaturas com maior capacidade defensiva entre todas as bestas terrenas. Seu corpo está coberto por placas minerais vivas, incrustadas em sua epiderme como se fossem parte da própria rocha. Essa couraça o torna quase imune a armas cortantes e projéteis comuns, além de reduzir drasticamente o impacto de ataques mágicos diretos, que se dissipam ao encontrar sua ossatura carregada de energia telúrica. Além disso, sua conexão com o solo lhe garante autossuficiência energética: feri-lo apenas quando está em terreno rochoso ou natural é praticamente inócuo, pois ele regenera lentamente parte de sua força física absorvendo minerais do ambiente. Muitos guerreiros já relataram que golpear Ursagrius é como tentar quebrar uma montanha.

PONTOS FRACOS

Apesar de sua força esmagadora, Ursagrius depende completamente de sua conexão com o solo. Ele é uma criatura estável, mas não adaptável ao instável. Em superfícies frágeis, soltas, artificiais ou que vibrem em ritmos desordenados — como passarelas de metal, plataformas mágicas em suspensão, ou terrenos que se movem sob ele (como barcos ou solos liquefeitos) — ele perde completamente sua precisão, equilíbrio e resistência mística. Magias de vibração, som ritmado ou alteração de frequência do solo afetam seu sistema sensorial natural, fazendo com que ele perca temporariamente o senso de orientação e o controle sobre seu poder sísmico. É como “desligar” o vínculo entre a besta e seu coração geológico. Quando erguido do chão (por força, armadilha ou gravidade invertida), Ursagrius entra em pânico e age de forma desordenada — o único momento em que sua defesa se quebra, revelando áreas entre as placas onde é mais livre.

​​recompensas da besta
premio de consolação


No coração do desconhecido, além do medo e do fascínio que as bestas despertam, existe um outro motivo pelo qual tantos ousam enfrentá-las: as recompensas. Cada besta carrega em si algo único, precioso e, muitas vezes, inatingível por qualquer outro meio natural. Seja um fragmento de sua essência, um mineral que só cresce sobre seu dorso, ou uma glândula que destila poder ancestral, as bestas são fontes vivas de relíquias, materiais raros e segredos perdidos. ​Essas recompensas não são simples espólios de batalha — são partes do mundo que não podem ser encontradas em minas, lojas ou bibliotecas.

fragmento de espinha

Um pedaço da crista dorsal de Ursagrius, que pulsa levemente mesmo após extraído. É utilizado na forja de escudos e armaduras que reverberam impactos físicos, absorvendo parte da força e devolvendo em forma de vibração ao atacante. Quando usado em encantamentos, esse fragmento amplifica magias de terra e neutraliza magias de vento.

NÚCLEO TELÚRICO

O coração mineralizado da besta, uma joia viva que brilha com padrões sísmicos. Contém a força primal do subsolo, sendo usado por arcanistas para canalizar magias gravitacionais ou manipular o campo geomântico de uma região. Dizem que, em mãos erradas, pode provocar tremores instáveis ou fissuras no terreno ao redor. Um item selado por guildas mágicas devido ao seu perigo.

olho de âmbaR

O olho de Ursagrius, quando preservado e tratado, mantém a capacidade de detectar vibrações no ar e no solo, sendo usado como material em amuletos de percepção avançada. Permite identificar presenças invisíveis, movimentos sutis e até detectar mentiras baseadas em microexpressões, quando adaptado em rituais. É um componente essencial em poções de clarividência sísmica e bússolas arcanas de rastreamento subterrâneo em missões.